A indústria ferroviária caminha a passos largos para o crescimento em 2010. A prova de aquecimento do setor ferroviário no Brasil é o nível de contratos dos fabricantes e empresas de serviços de reparação e manutenção de equipamentos ferroviários.
Este é o caso da EIF, empresa que em meados de 2009 tomou a decisão de investir em plena crise financeira mudando a sua fábrica para Três Rios, estado do Rio de Janeiro, e entrou no seleto grupo de fabricantes de locomotivas no Brasil.
“Entre o segundo semestre de 2009 e os dois primeiros meses de 2010, assinamos mais de 15 contratos com empresas do setor ferroviário, entre elas a Vale, MRS Logística, ALL (América Latina Logística), CSN, Usiminas, Supervia, Consórcio Nova Via, CTS, GMF da Espanha”, informa Carlos Braconi, diretor comercial da empresa.
“Isto significa que a EIF vai faturar em 2010, o que estava previsto no Plano de Negócios da empresa somente para 2011”, complementa Braconi, não deixando escapar o valor deste faturamento.
“Este resultado é a consequencia da estratégia de mudança da fábrica e da decisão da entrada da EIF em todos os segmentos de equipamentos ferroviários, seja na fabricação de locomotivas novas, reparação e manutenção de locomotivas, locação de locomotivas, reparação e manutenção de vagões, manutenção e reparação de equipamentos de grande porte que fazem a manutenção da via permanente e reparação e manutenção de trens de passageiros. A EIF agora é uma empresa de equipamentos ferroviários na sua quase totalidade de abrangência”, conta com satisfação Braconi.
“Antecipamos todo o investimento que estava previsto para o ano de 2011”, relata João Gemma, diretor de operações da EIF.
“Conseguimos enquadrar a locomotiva EIF 1000 no Programa Finame do BNDES e estamos concretizando a linha de financiamento para o desenvolvimento dos projetos das locomotivas EIF 600 e EIF 1500, que pretendemos apresentar ao mercado na Feira Negócios nos Trilhos de 2010. Além disso, entregaremos duas locomotivas EIF 1000, nos meses de maio e junho à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), ocasião que aproveitaremos para fazer a inauguração oficial da nossa fábrica”, finaliza Gemma.
Assim, a EIF confirma o crescimento do setor ferroviário no Brasil, seja no segmento de transporte de carga como também no mercado de passageiros.
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