A Supervia vai inaugurar, dia 7 de setembro, seu primeiro sistema de proteção automática, capaz de aplicar emergência caso o maquinista erre. Chama-se ATP – Automatic Train Protection – e vai ser aplicado na linha mais ocupada da empresa, Central-Deodoro, onde circula 60 % dos passageiros. O ATP vai permitir reduzir o headway, colocando os trens mais próximos um do outro. Atualmente, segundo o diretor de Operações, João Gouveia, é necessário deixar dois blocos, ou duas seções de via, na frente e atrás de cada trem, como margem de segurança, o que aumenta a ocupação da via.
“Fazemos hoje 835 viagens por dia, e o ATP é necessário não só para diminuir o intervalo entre trens mas sobretudo para aumentar a segurança dos passageiros”. Ele dá como exemplo o recente acidente de Santiago de Compostela, onde morreram 79 passageiros: “o maquinista errou, mas não havia nada capaz de corrigir seu erro. Se houvesse um sistema de proteção automática instalado na via, o trem seria freado e nada teria acontecido.”
O ATP da Supervia é da Bombardier, e será instalado nas linhas 1 e 2, entre Central e Deodoro.
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