Após a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) ter alterado o formato da licitação do Trem de Alta Velocidade brasileiro, dividindo o projeto em duas etapas, o novo edital do TAV permanece sem data exata para ser publicado. Apesar do prazo para a agência realizar as alterações no documento ter vencido dia 2 de janeiro, ele ainda não foi disponibilizado para consulta pública no site do órgão. Esse prazo foi divulgado pelo diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, em dezembro, durante evento em São Paulo.
De acordo com a assessoria de imprensa, a agência aguarda orientações da área técnica e da diretoria para confirmar a data de publicação do novo edital. Figueiredo está de férias e retornará às atividades na próxima semana.
Depois que o edital do TAV for disponibilizado para consulta, deverão ocorrer audiências públicas em todas as cidades por onde o trem passará, quando poderão ser feitas contribuições para a elaboração do documento final. A previsão é de que o leilão ocorra seis meses após a publicação.
O leilão do TAV Rio-São Paulo já foi adiado duas vezes e fracassou na terceira, quando não houve entrega de proposta por nenhum consórcio interessado. A expectativa é de que o projeto saia do papel com o novo formato, que prevê uma licitação para a contratação da empresa que cuidará da tecnologia e da operação do trem e outra para a construção das obras.
Seja o primeiro a comentar