José Pascon Rocha, 79 anos, completa, em maio deste ano, 50 anos de assinatura da Revista Ferroviária. O assinante mais antigo da RF tem em sua casa uma coleção com mais de 500 exemplares da revista.
O curioso é que Pascon nunca foi ferroviário. Iniciou sua história com a ferrovia em 1945, aos 12 anos, quando foi verificar seu peso em uma balança da Estação Ferroviária de Campinas.“Eu me pesei em uma máquina em que colocava uma moeda de 200 réis e saia um tíquete desses”, conta entusiasmado ao mostrar o bilhete feito de papelão com o desenho de uma locomotiva de um lado, o primeiro componente da coletânea. Desde então, Pascon passou a colecionar tudo que se refere à ferrovia.
No mês que completa o seu qüinquagésimo ano de assinatura, Pascon ganhará uma assinatura vitalícia da Revista Ferroviária, para garantir a continuidade de sua coleção.
O ilustre assinante ainda mantém em sua casa, em Santos, um minimuseu ferroviário, com documentos, plantas arquitetônicas, bilhetes de passagens, louças, lustres, placas, selos, marcadores de data em bilhetes e até uma mesa completa de Staff Elétrico (aparelho destinado a licenciamento de trens em linha singela, por meio de bastão piloto).
Seja o primeiro a comentar