O Aeromóvel da Trensurb, que no sábado completou duas semanas de operação assistida, utiliza uma novidade em relação aos outros sistemas de transportes no Brasil, a propulsão pneumática. E para fazer o monitoramento desse sistema é utilizado o software Elipse E3, desenvolvido pela empresa Elipse Software, onde, através de uma tela, os operadores podem monitorar a rotação do ventilador que integra o sistema de movimentação, estado das válvulas propulsoras, abertura e fechamento das portas das estações, posição, velocidade e freios do veículo.
Os veículos A100 e A200 contam com a propulsão pneumática, o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Por conta disso isso foi necessário um sistema de automação desenvolvido exatamente para esse tipo de novidade.
O Aeromóvel faz o percurso de 814 metros, em via elevada, entre o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho e a Estação Aeroporto da Trensurb. O veículo A100 tem capacidade para 150 passageiros e o A200 para 300 passageiros, sendo que o primeiro está em operação e o segundo será entregue em setembro. O projeto básico da estrutura dos veículos foi desenvolvido pela Coester. A T´Trans fez o projeto e fabricou os veículos, que possuem carroceria em fibra de vidro. O projeto do Aeromovel custou R$ 37,8 milhões. A Premold foi a responsável pela construção da via elevada, enquanto a Rumo Engenharia fez as duas estações.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar