O serviço de SMS-Denúncia da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou cerca de cinco mil mensagens enviadas por usuários via celular em 2009. Entre as principais reclamações/denúncias estão as relacionadas ao comércio ambulante dentro dos trens (23%) e ao som alto de aparelhos eletrônicos (22%).
Do total, 83% das intervenções da segurança motivadas pelo disque-denúncias de usuários foram resultantes do SMS-Denúncia e 17% do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por intermédio do telefone 0800 055 0121. O SMS-Denúncia funciona 24 horas por dia e o SAU, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Ambos os serviços garantem o anonimato de quem denuncia.
Em funcionamento desde novembro de 2008, o serviço via celular da CPTM se consolidou como um importante auxílio dos cidadãos à segurança nos trens e estações, especialmente no combate ao comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo e outras infrações e delitos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Como funciona
Para fazer uma denúncia via torpedo, basta enviar uma mensagem por celular para o número 7150-4949. Para maior eficiência na resposta da segurança, a CPTM orienta seus usuários a não esquecerem de teclar os seguintes dados na mensagem SMS: o tipo de infração cometida, características do autor, vagão (número ou posição 1º, 2º etc), número da linha, sentido do deslocamento do trem e próxima estação de parada.
Seja o primeiro a comentar