Um estudo realizado pela Miti Inteligência, que trabalha com monitoramento de mídias, analisou a infraestrutura de transportes no Brasil. Entre os dias 25 e 29 de março, a empresa monitorou 11.500 interações em redes, levando em consideração cinco palavras-chave: infraestrutura, porto, metrô, rodovia e aeroporto.
Do total de menções com as palavras feitas no período, 15% se referiam ao termo “metrô”. Dentro dessa referência, 15,64% tinham conotação positiva, 19,55% tinham conotação negativa e 64,80% eram neutras. De acordo com a pesquisa, as menções ao metrô foram as que mais tiveram avaliações positivas, enquanto as rodovias foram as mais criticadas, com 56,03% de citações negativas.
A pesquisa segmentou as menções em categorias, de acordo com os temas envolvidos: uso, obras, lotação, notícia, check-in, citação, acidente e humor. Metrô foi a palavra que teve maior número de citações relacionadas ao uso (32,96%), e a inauguração da estação Butantã da linha 4, em São Paulo, foi uma das notícias que mais repercutiram sobre o tema no período analisado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O levantamento também conseguiu detectar que Salvador foi um dos locais que originaram as citações mais negativas – na cidade, as obras para implantação do metrô iniciaram em 2000 e ainda não foram concluídas. Dos 12 quilômetros previstos, apenas seis foram construídos até o momento.
As redes monitoradas na pesquisa foram o Twitter, Facebook,Youtube, blogs e fóruns de discussão. Clique aqui e confira o estudo na íntegra.
Seja o primeiro a comentar