Membros da Associação Rio-Minas Trem Mineiro (ARMTM) receberam ontem o diretor do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro, e o assistente de patrimônio da Rede Ferroviária, Carlos Abenza, para tratar de alguns assuntos relativos à volta do Trem Mineiro. Representando a associação estavam o presidente, Juarez de Magalhães e o secretário geral, Antônio Marcelino, que também é diretor do Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte e responsável pela delegacia sindical de Barra Mansa. A deputada estadual Inês Pandeló (PT) também esteve presente.
Juarez de Magalhães aproveitou a visita dos representantes do governo federal para discutir a situação da reforma das estações que precisam ser liberadas pela Rede Ferroviária e também sobre a possibilidade de cessão do galpão da rede localizado no bairro Roberto Silveira para a instalação da estação de Barra Mansa, que não poderá ser na antiga estação ferroviária da FCA, porque ela será extinta, devido ao projeto de readequação do pátio de manobras. O presidente da ARMTM reforçou o pedido da cessão do material da rede e pediu agilidade na tramitação para não perder a verba liberada pelo Ministério do Turismo, no valor de R$ 750 mil. “Temos um prazo de pelo menos 120 dias para conseguir o material”, disse Juarez.
O pedido de liberação do galpão da rede em Barra Mansa para reforma, onde será abrigada a estação, também foi reforçado por Juarez de Magalhães. Carlos Abenza ouviu todos os pedidos e afirmou que já está encaminhado o pedido de cessão dos bens – estações e a oficina de Lavras, local onde os vagões serão estacionados. “Acredito que o que foi pedido será atendido”, afirma.
Afonso Carneiro informou que o Ministério dos Transportes está acompanhando desde o início o projeto da volta do Trem Mineiro e que, inclusive, deu o pontapé inicial com a liberação de verba para a pesquisa de viabilidade técnico-financeiro. “Agora acompanhamos a liberação dos recursos para a reforma das estações, para que mais tarde autorizemos a liberação do material da Rede Ferroviária que será cedido para a associação”, destaca.
A Associação Rio-Minas Trem Mineiro solicitou ao todo 15 vagões à Rede Ferroviária. De acordo com o assistente de patrimônio da rede, o pedido será atendido. Serão necessárias também duas máquinas para compor o Trem Mineiro. O diretor do Ministério dos Transportes afirmou que essa questão é uma preocupação do governo federal para outros projetos também e pode ser resolvida de duas maneiras: com iniciativa própria ou parceria com a FCA para contratação de tração.
VISITAS
Afonso Carneiro, Carlos Abenza, Inês Pandeló e os representantes da ARMTM visitaram depois da reunião o galpão do bairro Roberto Silveira e a estação de Saudade, que está abandonada. Nela, também foi feito o pedido para a cessão do espaço para ARMTM, para que o patrimônio receba cuidado e, mais tarde, ser criado no local o Museu da Siderurgia.
Com tantos avanços em pouco tempo, a deputada Pandeló acredita estar cada vez mais próximo o sonho da volta do Trem Mineiro. “Cada dias mais perco minhas dúvidas e minha esperança aumenta”, revela a deputada.
De acordo com Juarez, se a Rede Ferroviária liberar o galpão para reforma que abrigará a estação de Barra Mansa a intenção é procurar a Ferp e propor um trabalho com os universitários de arquitetura. “A idéia foi até da Inês e achamos que será muito interessante”, acredita Juarez.
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