Uma viagem ferroviária até uma das mais importantes reservas ecológicas de Mata Atlântica do país poderá vir a fazer parte das opções turísticas oferecidas aos moradores e visitantes do Estado do Rio a partir do próximo ano. O primeiro passo para isto será dado neste domingo, com a viagem experimental do “Trem Ecológico”, programada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), da Secretaria de Transportes, o qual ligará Itaboraí, na Região Metropolitana, a Guapimirim, na Baixada Fluminense.
A idéia do “trem ecológico” foi sugerida pelo Fórum Comunitário de Transportes Ferroviários (Fecotrafe), que reúne representações de comunidades de Itaboraí e adjacências, e encampada pela Central. Assim, a viagem deste domingo tem partida programada para as 9h30, da Estação de Visconde de Itaboraí, com retorno de Guapimirim às 16h. No percurso, com duração estimada em 1h30, não está prevista a parada em outras estações.
No total, serão oferecidos 120 lugares com passagens a R$ 4, incluindo ida e volta. Como a lotação do trem – composto por uma locomotiva a diesel e dois carros de passageiros – é limitada, os ingressos para o passeio podem ser comprados com antecedência, no sábado, na bilheteria da Estação Visconde de Itaboraí.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Guapimirim, estão disponíveis várias atrações de grande beleza como trilhas, cachoeiras e uma vegetação exuberante que compõem o acervo natural preservado da Serra dos Órgãos. É no limite deste município com Teresópolis que se encontra a montanha conhecida como “Dedo de Deus”, o qual se constitui num dos principais símbolos daquela região.
Se tudo correr como o esperado na viagem-teste deste domingo, o “Trem Ecológico”, a partir do próximo ano, poderá ser incluído na programação de itinerários administrados pela Central, com viagens sempre nos finais de semana.
Seja o primeiro a comentar