Fechado há poucos dias, o programa da 14a Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá no período de 2 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo propõe a discussão de soluções para ampliar os sistemas sobre trilhos do Brasil. Organizado pela AEAMESP – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô AEAMESP o encontro tratará, logicamente, da expansão das redes de metrôs e de trens urbanos, um tema que interessa diretamente aos grandes centros às voltas com crise de mobilidade e os congestionamentos.
Mas não apenas os grande sistemas serão debatidos. Haverá uma sessão a respeito de soluções com a qual os brasileiros não estão muito familiarizados: os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Segundo alguns especialistas, os VLTs podem servir a médias cidades como sistemas troncais, ou seja, organizadores de todo o transporte público. E nos grandes centros, podem ser utilizados como meio complementar de transporte, em áreas de menor demanda.
É preciso notar também que há uma espécie de ‘boom’ nos VLTs pelo mundo afora. Na Ásia, Norte da África, Europa e Américas, nos últimos vinte anos, foram implantados mais de 300 desses sistemas e há setores dentro e fora da administração pública brasileira defendendo a urgente implementação dessa alternativa no País.
A 14a Semana vai discutir também a possibilidade de uma ligação ferroviária rápida entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com natural articulação com os sistemas metroferroviários já instalados nesses pólos, de modo a trazer um novo patamar de mobilidade neste importante eixo no sudeste do País.
A sessão sobre os trens intermetropolitanos vai procurar conhecer melhor as idéias que balizam a proposta do trem de alta velocidade, buscando respostas a algumas questões, como estas: O que dizem os estudos de viabilidade econômica desse projeto? Até que ponto a ligação rápida sobre trilhos melhorará a pujança das três regiões metropolitanas envolvidas, e de que forma o Vale do Paraíba será integrado? Qual a interferência nas viagens internas das cidades? Que tipos de tecnologia podem ser utilizados e quais as diferenças de desempenho e de custos entre eles ?
A 14a Semana de Tecnologia Metroferroviária está programado para o período de 2 a 5 de setembro de 2008, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à Metroferr 2008, exposição de produtos e serviços para o setor.
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