Dívida da Ferropar é confirmada pela Justiça

A Justiça de Cascavel publicou nesta semana o levantamento da massa falida da Ferropar que aponta dívidas de R$ 119,9 milhões – dos quais R$ 102,7 milhões são para com a Ferroeste, empresa do governo do Paraná. A Ferropar, consórcio extinto por falência decretada pela Justiça, explorava até dezembro passado os 248 quilômetros da ferrovia paranaense que liga Cascavel e Guarapuava.


 


“É uma prova cabal que a Ferropar não tinha condições de continuar operando a ferrovia e que a sua retomada, pelo governador Roberto Requião, garantiu não só a devolução de um patrimônio público aos paranaenses como melhorou o atendimento e abriu perspectivas de ampliação da malha ferroviária no Estado”, disse Samuel Gomes, presidente da Ferroeste.


 


Samuel Gomes lembra que as locomotivas e os vagões utilizados pela Ferropar não são dela e foram locados por valores superfaturados da empresa Transferro Operadora Multimodal S.A., que pertence aos mesmos donos da Ferropar, o que caracteriza crime. A Ferroeste está utilizando a frota e luta na Justiça para que possa ficar com ela como parte do pagamento do valor devido.


 


Em 1996, o governo Jaime Lerner entregou a Ferroeste, em forma de subconcessão, ao consórcio privado que se formou em torno da Ferropar. A empresa explorou o trecho por 10 anos sem, no entanto, cumprir com o pagamento referente ao aluguel da ferrovia e com os investimentos previstos no contrato.


 


A Ferropar fez pior: comprometeu mais ainda os serviços, deixou de transportar de 20 milhões de toneladas de grãos e não fez a aquisição de 732 vagões e pelo menos 60 locomotivas como previsto no contrato. Ao retomar a ferrovia em dezembro de 2006, foram encontrados somente 60 vagões, 13 locomotivas. Os produtores da região, principais prejudicados com a privatização da ferrovia, arcaram com um prejuízo de aproximadamente R$ 370 milhões referentes da diferença de frete e o pedágio nas rodovias.


 


“A Ferropar era sócia oculta das concessionárias do pedágio e a nossa luta é para estancar mais essa sangria imposta ao setor produtivo, melhorando a qualidade dos serviços, trabalhando na ampliação da frota, melhorias nos terminais e estações, e na expansão da malha ferroviária. Para isso é fundamental pata a confirmação do tribunal de justiça da sentença da Justiça de Cascavel que decretou a falência e com isso possibilitou a retomada da ferrovia pelo governo Requião”, completa Samuel Gomes.


 


Ferroeste já transporta 700 mil toneladas em 6 meses de gestão pública da ferrovia 


A Ferroeste vai registrar na segunda-feira (18) a marca de 700 mil toneladas de cargas transportadas ao completar 180 dias de retomada pública da linha férrea que liga Cascavel a Guarapuava. A eficiência da gestão pública, com tarifas baseadas nos custos de produção, é saudada pelo conselho de usuários da ferrovia que espera ainda a solução imediata dos entraves jurídicos ainda pendentes na Jus

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (PR)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0