A extensão da malha ferroviária paranaense até Guaíra e Dourados no Mato Grosso do Sul, será debatida na assembléia geral extraordinária que a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) promove nesta sexta-feira (14) em Foz do Iguaçu.
O encontro, a partir das 13h30, terá como base o Centro de Convenções do Hotel Mabu. De acordo com o presidente da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste), Samuel Gomes, o encontro terá um grande peso político e vai marcar uma nova fase no projeto de expansão da ferrovia.
“Já temos uma integração, um entendimento entre os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul, da necessidade de levarmos a Ferroeste até Guaíra e até Maracaju, depois de Dourados (MS). Agora este movimento vai ganhar mais volume porque envolverá os prefeitos e demais autoridades dos dois estados”, informou Samuel. “Será um grande grupo político bi-estadual para dar suporte e reforçar a construção da Ferroeste”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com Samuel, já foram realizadas duas reuniões no estado do Rio de Janeiro, com a Transpetro (braço da Petrobrás responsável pelo transporte do petróleo e derivados). “A Ferroeste, quando estiver concluída a extensão até o Mato Grosso do Sul, vai entrar na logística do biodíesel”, revelou.
ESCOAMENTO – Para o presidente da Amop, o prefeito de Matelândia Edson Primon, a discussão da extensão da Ferroeste é importante devido ao interesse imediato da região no transporte de cargas e escoamento da produção da região Oeste do Paraná e do Norte do Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá. Outro item importante é que a ferrovia poderá integrar a região na indústria do turismo ferroviário, projeto encaminhado por vários órgãos ligados ao setor turístico do Estado.
A Amop confirmou esta semana a participação de uma comitiva de políticos e autoridades do Mato Grosso do Sul na assembléia em Foz do Iguaçu. Entre os destaques os secretários estaduais Tereza Cristina Correia da Costa Dias (Turismo), Edson Giroto (Transportes) e Carlos Alberto Negreiro Said de Menezes (Planejamento). Também confirmaram presença os deputados federais Dagoberto Nogueira Filho e Geraldo Rezende, este último coordenador da bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional.
Do Paraná deverão participar o vice-governador Orlando Pessuti, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o deputado federal e primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Osmar Serraglio, os deputados federais Moacir Micheletto, Alfredo Kaefer e outros, além de deputados estaduais, prefeitos, empresários e demais lideranças dos dois estados.
AGENDA – O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, estará nesta quinta-feira (13) em Cascavel, no Oeste do Paraná. Às 10h Samuel participa de uma reunião na Associação Comercial (Acic), para debater a questão do Porto Seco, estrutura localizada na entrada do terminal ferroviário do município, as margens da BR-277.
As 14h30 Samuel participa de uma reunião no terminal ferroviário, para discutir o projeto do trem de passageiros pela Ferroeste. Segundo o presidente da ferrovia, o encontro terá participação de representantes da prefeitura de Cascavel, da Paraná Turismo, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e da Serra Verde Express, empresa que já opera no turismo ferroviário entre Curitiba e o litoral do Paraná.
Seja o primeiro a comentar