BF encomenda 140 vagões à Amsted Maxion

Da esquerda para direita: João Lagoeiro Barbará, vice-presidente da Firjan; Elias Nigri, presidente da BF e da ANTF; Gerson Toller, diretor da RF; e Rômulo Santos, chefe do Departamento de Transportes e Logística do BNDES, no auditório do banco.


A Brasil Ferrovias encomendou à Amsted Maxion na última semana 140 vagões de um total de 1.150 unidades a serem encomendcados nos próximos dois anos. Este primeiro lote começará a ser entregue em janeiro de 2006  e a conclusão da entrega está prevista para junho. Os vagões serão comprados através de uma operação de leasing a ser efetivada junto a clientes e bancos. A informação é do presidente da holding Brasil Ferrovias, Elias Nigri, que anunciou para outubro a assinatura do contrato para esta operação.

Nigri explicou que não foi fechada ainda a equação financeira para a compra dos novos vagões, mas que devido à exigüidade de prazo a operadora já fez a encomenda à Amsted Maxion. A operação de leasing que está sendo efetivada é diferente das realizadas anteriormente pela BF com os clientes. Neste novo modelo o material rodante será adquirido diretamente pelos bancos (ou fundos de investimentos), através de uma Sociedades de Propósito Específico (SPE), para serem alugados aos clientes. Também neste caso, a operação tem como garantia o frete, com respaldo em contratos de longo prazo. A diferença, diz o presidente da BF, é que as operações de leasing concluídas no passado foram realizadas diretamente com os clientes (contratos em take or pay), sem a participação de instituições financeiras .

“Também deveremos usar a mesma equação para a compra de locomotivas”, afirma Nigri, acrescentando que o maior interesse do mercado financeiro pela ferrovia sinaliza a obtenção de mais recursos pelo setor ferroviário. “É inquestionável que o Brasil vai caminhar pela ferrovia. Não há caminhão que suporte a movimentação de grandes volumes, seja de mineiro, de soja ou de açúcar. Se não tivesse havido a quebra da soja, os problemas seriam ainda maiores.`

Para o próximo ano, está prevista a compra de 99 locomotivas usadas. O Plano de Negócios da companhia prevê investimentos de R$ 400 milhões a serem aplicados ainda este ano e em 2006, o que inclui ainda a reforma da via. Com a efetivação dos investimentos, a previsão, segundo o executivo, é atingir a movimentação de 20 milhões de toneladas em 2006, superando as 15 milhões de toneladas previstas para este ano. De acordo com Nigri, a companhia deverá fechar seu balanço com lucro no exercício financeiro de 2005.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Leia(CMA)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*