Entrou em operação hoje no Japão o primeiro trem de alimentação híbrida do mundo adaptado ao transporte de passageiros. O veículo utiliza um motor misto movido a diesel e eletricidade capaz de diminuir sensivelmente o consumo energético e as emissões nocivas se comparado aos trens tradicionais.
O novo serviço, inaugurado está manhã pelo ex-monopólio estatal Japan Railways, prevê para o momento apenas uma linha ligando a capital das províncias de Nagano e Yamanashi, região central do país, com uma freqüência inicial de nove viagens por dia.
A tecnologia em que é baseado o motor do trem é a mesma dos automóveis de alimentação híbrida atualmente a venda, que para a propulsão utiliza baterias recarregáveis e do combustível diesel.
Quando o trem está em fase de partida é empregada somente a parte elétrica, diminuindo ao mesmo tempo, de acordo com os responsáveis da JR, tanto a emissão de poluentes na atmosfera quanto o barulho.
Seja o primeiro a comentar