O Trem do Pantanal – tradicional na década de 60 quando, seja por turismo, seja por vontade de tomar “novos rumos”, as pessoas embarcavam em seus vagões – já tem data para retomar os trilhos: 5 de maio de 2009, em cerimônia que contará inclusive com a presença do presidente Lula. No entanto, o anúncio oficial do retorno desse tradicional meio de transporte de Mato Grosso do Sul que tem muita história pra contar acontece durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagem 2008, entre os dias 22 e 24 de outubro.
Ainda no governo Zeca do PT previu-se a possibilidade do Trem do Pantanal voltar a funcionar, o que não aconteceu, pelo menos para o transporte humano. Hoje, parte do trajeto do trem é feito para o transporte de cargas.
O governo federal disponibilizou cerca de R$100 milhões para a recuperação da ferrovia, incluindo locomotivas, no trecho entre Corumbá e Bauru. Além disso, fez-se também a reforma da estação, que foi construída em 1922 e que custou R$ 96 mil.
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A empresa responsável pelo reativamento do trem é a América Latina Logística (ALL) e em sua primeira viagem, programada para o dia 5 de maio, fará o trajeto Campo Grande/Aquidauna.
O Trem do Pantanal irá atender a demanda de turismo entre Campo Grande e Corumbá, em uma extensão de 459 km, utilizando a malha da Ferrovia Novoeste, também parceira do projeto do governo.
No trem haverá espaço para 192 passageiros, divididos em cinco vagões, e o esperado é que, em cada estação, por onde o trem percorrer, o turista encontre apresentações e exposições de cunho regional, mostrando um pouco da cultura e dos produtos pantaneiros, como danças típicas, artesanatos, comidas entre outros.
A atração turística do Pantanal será operada aos finais de semana. A saída acontece aos sábados, aqui da Capital e o retorno aos domingos, partindo de Miranda. O tempo total de viagem é de sete horas.
Os trilhos estão sendo trocados para poder atingir uma velocidade maior. Atualmente, as viagens de carga são feitas a 15 quilômetros por hora e devem triplicar até o início de maio de 2009.
De acordo com o diretor Comercial do Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, ainda não há estabelecido o preço das tarifas, mas poderá ser feita em três classes: econômica, turística e executiva. A Serra Verde Express ganhou concessão para fazer o trajeto do trem na área do turismo.
Enquanto não é inaugurado, quem gosta de imaginar como era a viagem tão tradicional para os sul-matogrossenses da década de 60, podem sentir um gostinho de sua viagem ouvindo a canção Trem do Pantanal, de Almir Sáter e Geraldo Rocca, sabendo que enquanto este velho trem atravessa o Pantanal, o coração bate desigual.
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