O Centro Histórico está com uma novidade para os santistas e turistas: trata-se de uma viagem no tempo proporcionada pela exposição 140 anos da Primeira Ferrovia Paulista – São Paulo Railway. Inaugurada ontem (15) pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, a mostra está aberta ao público de hoje (16) até dia 18 de março, de terça a domingo, das 11 às 17 horas.
A presença de cerca de 150 pessoas, entre personalidades políticas e empresariais na abertura do evento, foi uma demonstração da importância da recuperação do Centro Histórico para a Cidade: “2007 será o ano da consolidação da recuperação do Centro Histórico”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa, que na mesma oportunidade apresentou o projeto Marina Porto de Santos – Complexo Náutico e Empresarial.
Localizada no andar térreo da antiga Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), a exposição chama atenção pela ambientação de uma linha férrea com os trilhos e a reprodução fotográfica de uma locomotiva a vapor, também chamada de “Maria Fumaça”. Quem visita a exposição pode observar uma maquete de ferreomodelismo, com cerca de 6 m², totalmente restaurada por funcionários da Secretaria e colecionadores especializados.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Também é muito charmosa a miniatura de uma locomotiva do tipo Live Steam, com cerca de 100 anos de existência. Para se ter uma idéia do seu valor histórico, a miniatura recebeu medalha de ouro em uma exposição internacional, ocorrida na Itália, em 1912. Para conhecer um pouco da trajetória da ferrovia, foram montadas quatro vitrines com miniaturas que representam várias fases, desde a fundação em 1867 até a década de 70.
Além de dezenas de imagens, muitas delas raras, o público poderá conferir peças e objetos antigos e curiosos, como um relógio de ponto, o telégrafo, datador de bilhetes, quepes, apito de trem, ferramentas de manutenção, luminárias de sinalização manual, documentos diversos de ex-ferroviários e até amostras de minério de ferro, a matéria-prima para construção da ferrovia.
Seja o primeiro a comentar