A CAF firmou no Brasil dois importantes contratos de fornecimento de trens para a cidade de São Paulo, um dos maiores centros urbanos do mundo, que aglutina 20 milhões de pessoas e é capital do estado mais ativo e industrializado do Brasil. O volume das operações ascende a 626 milhões de euros e representa um importante passo no processo de internacionalização da empresa.
Por um lado, foi assinado com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) um contrato para o fornecimento de 40 unidade de oito carros (320 carros no total), pelo montante de 442 milhões de euros. A CPTM, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos (STM), provê o transporte ferroviário de 22 municípios da região metropolitana de São Paulo, transportando 1,6 milhões de passageiros/dia.
A empresa está atualmente em processo de transformação com o objetivo de converter-se na operadora de trens mais moderna do Brasil e de dobrar seu número de passageiros. Para isso, aumentou consideravelmente seus investimentos destinados à extensão de linhas, construção de estações, infra-estrutura e crescimento de frota de trens.
A CAF também fornecerá 17 unidades para o Metrô de São Paulo, de seis carros cada uma, estando previsto que operem nas linhas 1 e 3 da rede da cidade. O montante dessa operação ascende a 184 milhões de euros. O Metrô de São Paulo, inaugurado em 1974, possui 55 estações e extensão de mais de 60km de vias, sendo um dos sistemas de metrô mais modernos do continente americano.
A abertura para entrega das propostas ocorreu sob a tutela do Banco Mundial. As mesmas foram apresentadas em outubro de 2007 e, em 2008, a CAF foi selecionada como ganhadora de ambos.
Com estes novos contratos, a CAF consolida sua presença tanto no Brasil, onde tem negócios desde o ano de 1997, como no mercado latino-americano, recordando-se a recente assinatura dos contratos para o Metrô de Santiago do Chile e para o da Cidade do México.
As entregas referentes aos dois acordos deverão estar finalizadas em 2010. Para o eficaz cumprimento dos mesmos, a CAF reforçará sua implantação no Brasil, onde se fabricará a maior parte das unidades encomendadas. Esses dois contratos, junto com o recentemente firmado na Arábia Saudita, elevam a carteira atual de pedidos da CAF para um volume superior a 3,8 milhões de euros, dos quais mais de 50% são internacionais.
Seja o primeiro a comentar