Produção de aço fundido aumenta 40%


A retomada dos investimentos em transporte ferroviário no Brasil e o aquecimento mundial na mineração estão sustentando o aumento da produção de produtos de aço fundido, segundo Luiz Carlos Koch, presidente da Associação Brasileira de Fundição (Abifa).

“A demanda desses setores possibilitou que as fundições de aço fizessem investimentos, que maturaram nos dois últimos anos. Agora o segmento está bem capacitado, mas precisa expandir a capacidade”. Segundo o presidente, a produção de fundidos de aço deve atingir 270 mil toneladas em 2005, um aumento de 40% sobre o ano passado. A produção total de fundidos deve crescer até 5%, com o recorde de três milhões de toneladas e receita de R$ 4,5 bilhões.

Vicente Abate, diretor de vendas e Marketing da fundição de aço e fabricante de vagões Amsted Maxion , defende a mesma posição. “As grandes mineradoras e as concessionárias de transporte ferroviário estão investindo e cada vez mais aumenta a produção de bens relacionados a esse tipo de transporte, como a própria mineração, a siderurgia, os grãos, além do uso para carga em geral”.

Sem revelar a perspectiva de crescimento da empresa, Abate revela que a Maxion deverá produzir 6.500 vagões em 2005, ante os 4.225 produzidos em 2004 e os 2.028 fabricados em 2003. A empresa produz peças fundidas usadas nos próprios vagões, fornece para montadoras concorrentes e também para os setores de mineração, máquinas para construção civil, automobilístico e usinas de álcool. Os vagões representam quase 90% da produção brasileira.

Segundo Abate, as exportações da Maxion devem saltar de US$ 30 milhões, em 2004, para US$ 80 milhões e vêm crescendo substancialmente nos últimos cinco anos. Dos 6.500 vagões produzidos, 400 serão exportados.

A empresa também tem contrato exclusivo de fornecimento mundial de rodas guia para tratores da Caterpillar , fornece peças para britadores de minério da francesa Metso e rodas e truques de vagões para a Guiné, a Mauritânia, a Venezuela e o Gabão. “Os vagões representam de 50% a 70% dos nossos negócios, dependendo do mercado. Não sabemos se a produção continuará dando grandes saltos, mas temos tido crescimento significativo e sustentável”, diz.

A Durametal , produtora de tambores e discos de freio e cubos de roda de ferro fundido espera exportar 50% de sua produção, exclusiva para veículos pesados. Entre os importadores, estão Estados Unidos, Canadá, Alemanha e China, totalizando 20 países. “Estamos enfrentando concorrentes de todo o mundo, com as máquinas mais avançadas e um treinamento intensivo de pessoal”, diz Fernando Gurgel, presidente da empresa.

Fundada em Fortaleza em 1996, a Durametal é derivada de outra empresa, a Metaneide . “No começo produzíamos 500 toneladas por mês, com 350 funcionários. Em outubro chegaremos a 6.000 toneladas mensais, com 400 colaboradores, o que nos colocará entre as 10 fundições brasileiras de maior produção e também entre as mais produtivas do mundo”. Segundo Gurgel, a empresa vem crescendo de 30% a 35% nos últimos cinco anos e em 2005 deverá produzir 45 mil toneladas, sobre 25 mil produzidas em 2004 e poderá ter um faturamento de R$ 120 milhões, sobre R$ 80 milhões obtidos no ano passado.

Dados da Abifa apontam que a produção total de produtos fundidos acumulada de janeiro a agosto representa um aumento de 5,9%, sobre o mesmo período de 2004. “Este volume deve se reduzir, porque ano passado foi bastante forte”, diz Koch. Comparando-se sempre os períodos de janeiro a agosto de 2004 e de 2005, a produção de fundidos de ferro teve aumento de 3,7%, com 1,62 milhão de toneladas, a de metais não ferrosos esteve praticamente estável, com 160 mil toneladas e a de aço cresceu 39,4%, chegando a 184 mil toneladas. “É importante perceber que o aço é o que mais cresce, mas a grande produção brasileira é de ferro”.

As exportações totais acumuladas até agosto foram 16,4% superiores às do mesmo período de 2004, chegando a 400 mil tonelad

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Fonte: DCI

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