CE quer conclusão de linha do metrô até 2007

A conclusão do primeiro trecho do Trem Metropolitano de Fortaleza (Metrofor), linha sul que vai do Centro da cidade a Maracanaú, até janeiro de 2007 seguida imediatamente pelo início das obras da segunda parte do metrô, linha oeste (Fortaleza-Caucaia). Essas são as reivindicações do Estado à União, que promete agora priorizar o projeto iniciado em 1999 . A resposta deve ser dada pelo Governo Federal em cerca de dez dias, segundo o vice-governador do Estado, Francisco Maia Júnior.
Ele e o senador Tasso Jereissati apresentaram a proposta ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal, e ao secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, na última quinta-feira. Inicialmente os representantes da União prometeram recursos só para o primeiro trecho, mas o Ceará fez a contraproposta que está sendo avaliada. “Dissemos que entendíamos as dificuldades, mas que só aceitaríamos se começassem imediatamente o segundo trecho após a conclusão do primeiro”, disse Maia Júnior. Ele negou que a passagem de metrô vá custar R$ 2,50, valor estimado pelo Sindicato dos Metroviários do Ceará.

Valor – O valor total de financiamento para a linha do metrô Fortaleza-Maracanaú era de US$ 326 milhões, dos quais foram aplicados cerca de US$ 200 milhões, de acordo com o presidente do Metrofor, Sérgio Nogueira. No entanto, para que esse trajeto seja concluído os US$ 126 milhões restantes não devem ser suficientes, avalia Nogueira. O trecho Fortaleza-Caucaia estava estimado em US$ 176 milhões.

As várias paralisações na obra e o fato de os contratos com esses valores terem sido assinados há mais de seis anos devem tornar o orçamento mais alto. Segundo o presidente do Metrofor, os cálculos sobre quanto será de fato necessário para terminar a linha sul ainda estão sendo feitos para serem apresentados em breve à União.

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, prometera na última terça-feira aplicar parte dos recursos do Programa Piloto de Investimentos (PPI) — que prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões — nos metrôs de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

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Fonte: Diário do Nordeste

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