Gerard Yelloz, vice-presidente da Siemens Sistemas de Transporte da França, esteve no país ontem para falar sobre o sistema driverless de controle de trens que será implementado na linha quatro do metrô de São Paulo. A tecnologia permite que os trens sejam operados automaticamente, sem motoristas e com um sistema de sinalização eletrônico que possibilita que a distância de segurança entre os veículos seja reduzida. Com a medida, é possível aumentar o número de trens em circulação. Existe uma demanda crescente pela tecnologia driverless na América do Sul. A primeira cidade a implementar a tecnologia é São Paulo, mas há cidades interessadas no Chile e na Venezuela, diz Yelloz.
Nota da Revista Ferroviária
O engenheiro Gerard Yelloz participou da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (de 2 a 5 de setembro), promovida pela AEAMESP em São Paulo e, no dia 4, apresentou o tema Siemens-1° Projeto Driverless em Barcelona – Linha 9 .
O driverless de Barcelona é o primeiro da Espanha e, devido ao comprimento da via e ao número de estações, bem como operações mistas, foi selecionada essa tecnologia objetivando um melhor desempenho considerando os aspectos de flexibilidade de operação e segurança.
A colocação em operação de um sistema driverless requer intensivos testes de via. A solução escolhida pela Siemens Mobility foi o Trainguard MT CBTC, idêntico ao de Nova York e à Linha 14 de Paris. A Empresa também está implantando outros projetos em Budapest, nas Linhas 2 e 4, em Paris, na Linha 1, a mais antiga e carregada de todas, na Argélia na Linha 1, em Paris nas 5 Linhas do Projeto Ouragan e em São Paulo, na Linha 4-Amarela, a primeira linha privatizada do Estado, disse Yelloz.
Notícia publicada em 05/09/2008
Seja o primeiro a comentar