Muito mais que transportar o café dos barões para os portos, a ferrovia brasileira foi um dos personagens principais da trajetória do país, participando efetivamente de momentos cruciais da história do Brasil. Partindo desta idéia, o livro “Nas trilhas da ferrovia”, escrito por Bertholdo de Castro, lançado recentemente pela editora Reler e patrocinado pela MRS Logística, conta esta história vista pelas janelas dos trens e das plataformas das estações.
A obra, ricamente ilustrada com imagens antigas e recentes, lembra fatos importantes do passado do país que contaram com a participação da ferrovia. Como a própria construção da Estrada de Ferro Petrópolis, fundada pelo Barão de Mauá em abril de 1854, a primeira do Brasil, ou o episódio da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luiz e entregou a presidência a Getúlio Vargas. Este que, junto da sua comitiva, veio do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro de trem, sem enfrentar resistência.
Importante ferrovia para a economia do país, a São Paulo Railway, especialmente o trecho entre Jundiaí e Santos, é tema de mais um livro patrocinado pela MRS. Realizado pela Editora Magma, “De Santos a Jundiaí: nos trilhos do café com a São Paulo Railway” conta a história da estrada de ferro responsável por transportar principalmente a produção de café do interior paulista. São 230 imagens antigas e atuais, plantas e documentos históricos distribuídos nas 240 páginas da luxuosa edição.
Fundada em 1867, a estrada de ferro foi nacionalizada em 1946, sendo incorporada a Rede Ferroviária Federal S/A. Atualmente a ferrovia é administrada pela MRS, que chega a transportar cerca de 16 milhões de toneladas de cargas no trecho Santos-Jundiaí.
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“Na Trilha das Ferrovias”, de Bertholdo de Castro. Editora Reler. 112 paginas. R$ 115.
“De Santos a Jundiaí: nos trilhos do café com a São Paulo Railway”. Editora Magma Cultural. 240 páginas. R$ 98.
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