MRS decide investir US$ 1 bilhão

Recursos serão empregados na compra de vagões, locomotivas e na via permanente. O aumento de volume do minério de ferro exportado está impulsionando os investimentos em ferrovias no País. A MRS Logística programou para os próximos quatro anos aportes de US$ 1 bilhão para reforçar a frota e a via permanente da concessionária, disse a este jornal o presidente da empresa, Julio Fontana Neto, ao informar que serão adquiridos por ano cerca de mil vagões e 20 novas locomotivas. “Estamos preparando a empresa para o transporte de 200 milhões de toneladas em 2010. A previsão este ano é um movimento de 130 milhões de toneladas”. Em 2010, a frota da companhia será de 16 mil vagões e 500 locomotivas para tracionar carga.


 


Para 2007 especificamente a previsão é de investimentos de R$ 700 milhões na compra de 850 vagões, 20 locomotivas novas e 38 máquinas usadas. “Além de aplicação de recursos em na via permanente e tecnologia”, afirmou.


Fontana acrescentou que os investimentos sairão do caixa da MRS. “A princípio não vamos precisar de financiamentos, até porque já temos crédito de US$ 100 milhões no IFC (braço que financia empresas do Banco Mundial), sendo que utilizamos somente US$ 50 milhões. Não temos problema de crédito. Se for preciso, poderemos ir ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] ou outra instituição financeira”, afirmou o executivo.


 


Os recursos do IFC, conforme Fontana, foram utilizados na compra de 50 locomotivas da GE, modelo GE-C38 desenvolvidas especialmente para as características da operação da companhia, em 2005. O primeiro lote das máquinas chegou no ano passado e está previsto para 2007 mais 20 equipamentos, sendo 10 em julho e 10 em outubro. “Estamos negociando mais 50 locomotivas novas que podem ser adquiridas da GE ou outro fabricante. Essa definição sairá em um mês. Até porque a expectativa é que as primeiras máquinas devem chegar no primeiro semestre de 2008”.


 


Além dos investimentos em material rodante, o executivo acrescentou que a MRS também aumentará a produtividade da malha com aportes em duplicação e manutenção da via. Entre os projetos, está a construção do terceiro trilho na entrada do Porto de Santos, que será iniciada na primeira semana de julho. A empresa aplicará R$ 5 milhões e a previsão é que o projeto esteja concluído em meados de agosto. Este é um projeto que se arrasta há vários anos. Havia um acordo com a antiga Brasil Ferrovias para a construção do terceiro trilho. Mas com a compra da empresa pela ALL Logística, o assunto foi novamente colocado em discussão. “Vamos construir um outro trilho para que os trens da ALL possam trafegar por esta via. Hoje eles utilizam uma linha da CPTM, que atravessa as cidades de São Vicente e Santos”, disse Fontana.


 


Segundo ele, o projeto prevê a construção de 14 quilômetros de trilhos entre a linha já existente. Os trens da MRS trafegam em uma malha de bitola larga, com distância entre trilho e outro de

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Fonte: Gazeta Mercantil

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