A MRS Logística não pretende por enquanto abrir o capital. A informação é do presidente da empresa, Julio Fontana. Estamos capitalizados e os acionistas ainda não decidiram pela medida, afirmou o executivo. A concessionária vai na contramão do setor em que as principais recorrem aos recursos do mercado para viabilizar os investimentos. Segundo Fontana a empresa traçou um plano de investimentos para os próximos cinco anos. Serão aplicados na concessionária recursos da ordem de US$ 1 bilhão na compra de material rodante, melhoria da malha e investimentos em tecnologia. Somente para este ano, a empresa prevê aportar R$ 650 milhões.
Dobro da carga
A idéia é neste período quase dobrar o volume transportado, chegando a 200 milhões de toneladas, disse o executivo. No ano passado a empresa transportou 108 milhões de toneladas e a expectativa para este ano é um crescimento de em torno de 6%, chegando a 114 milhões de toneladas transportadas. Somente no primeiro semestre, a produção da MRS foi de 52,9 milhões de toneladas, o que significa 1% acima do mesmo período de 2005. Já no segundo trimestre o volume transportado foi de 27,9 milhões de toneladas, aumento de 11,9% em comparação com o primeiro trimestre do ano.
Investimento acumulado
Desde que assumiu a concessão do trecho administrado pela antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em 1996, a MRS investiu R$ 2 bilhões na melhoria da malha e da frota de vagões e locomotivas. Com todos os investimentos, transportamos, já em 2003, 86 milhões de toneladas. Este volume esta previsto para ser alcançado em 30 anos, ressaltou Fontana.
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