Os Veículos Leves sobre Trilhos da Espanha, semelhantes aos das cidades de Alicante e Valência, são modelos bem apropriados para as futuras operações nos sistemas de trens urbanos de Natal, João Pessoa e Maceió, enfatizou o diretor-técnico da CBTU, Luiz Antonio Cosenza.
Ele esteve na Espanha participando da 11ª Reunião de Comitês Técnicos da Alamys, que aconteceu no mês de junho. No evento foram apresentados trabalhos dos Comitês Técnicos de Operação, Gestão, Manutenção e Planejamento e do Grupo de Trabalho de Metrôs Leves.
Segundo Cosenza a Reunião foi muito importante pela troca de informações sobre o que vem sendo discutido de mais moderno no setor metroferroviário.
Uma apresentação sobre a ampliação da rede do Metrô de Madri, através de três linhas de Metrô Leve, que entrará em operação à partir de 2007, chamou atenção dos participantes, tanto pela alta tecnologia adotada, como pela sua inserção na cidade.
Cosenza também participou de visitas técnicas aos sistemas de transportes de passageiros sobre trilhos em Alicante e Valência, onde pôde constatar que em ambos, o equipamento utilizado é do tipo que está sendo projetado para operar tanto nos trechos a Diesel da CBTU como nos regionais.
No Brasil, o moderno Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, movido a tração diesel, deverá ser desenvolvido atendendo a todas as interfaces e exigências, assim como para novos traçados ferroviários a serem inseridos no meio urbano, inclusive em situações de interferência com o tráfego rodoviário de Regiões Metropolitanas.
A velocidade operacional máxima do veículo deverá ser de 80 km/h e a capacidade mínima de passageiros por VLT será de 400 passageiros (6 passageiros/m²).
O VLT, a ser desenvolvido poderá possuir piso baixo ou alto (dependendo de cada caso) para acesso ao salão de passageiros, e utilizará tração diesel para truques em bitola métrica.
Seja o primeiro a comentar