A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado) entregou, no dia 21, para a Prefeitura e para a Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) a proposta inicial do traçado que o trem que ligará Guarulhos à Capital fará depois de inaugurado, em 2010.
Os guarulhenses, agora, se reunirão para definir ajustes a serem propostos à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) antes que o edital do projeto seja publicado, no primeiro trimestre do ano que vem. Dois são os consórcios que disputarão a licitação para construir as linhas no segundo semestre de 2008: o consórcio CEG, formado pelas empresas Encalso Construções Ltda; Isolux Corsan Concesiones S.A.; Engevix Engenharia S.A.; Ghella S.P.A.; e Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A., e o consórcio Nova Metrópole, formado por Assmann Consultoria Empresarial Ltda; Valente, Valente Arquitetos; Enescil Engenharia e Projetos Ltda; e Uete Engenharia Ltda.
A proposta prevê o aproveitamento da malha ferroviária já existente na linha F – o que deve baratear os custos do projeto – e a construção de duas linhas paralelas: o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos, chamado de linha G pelos paulistanos.
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Cidade quer estação no Centro
Antes mesmo das discussões a respeito das sugestões a serem propostas, o coordenador técnico da Agende, Marcelo José Chueiri, aponta para uma questão que deve ser abordada pelos técnicos. “Queremos propor uma ramificação para o Centro da cidade. Que poderia ser subterrânea para não atrapalhar o trânsito de carros e a passagem de pedestres na região, que já é incisiva.”
Chueiri diz que a STM não quer tal mudança, e que a Secretaria sugere uma adaptação do TEU Metropolitano (Transporte Expresso Urbano) – corredor de ônibus que ligará a estação Tucuruvi do Metrô ao bairro do Taboão. Segundo o projeto rodoviário, os ônibus trafegarão pelo Anel Viário, bem próximos ao Centro comercial da cidade.
Outra mudança considerável – esta feita antecipadamente pela STM – foi a retirada do traçado da ferrovia da avenida Guilherme Lino dos Santos. A proposta apresentada aos guarulhenses mostra a alteração: a linha, que antes vinha da Zona Leste, passava pela área da Klabin, ao lado dos presídios, e subia a Guilherme Lino antes de converter à direita pelo Parque Cecap até a rodovia Hélio Smidt, agora acessa esta rodovia desde o seu início, logo depois da USP Leste. A estação final do Trem de Guarulhos deverá ser instalada ao lado do Hospital Geral.
Mais de R$ 2 bi de investimento
A estimativa de custos para os dois projetos – Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos – levantada pela STM é de R$ 2.029.000.000,00. Os investimentos a serem feitos cobrirão despesas com as obras civis, projetos e desapropriações.
Os trens terão composições de oito carros – o metrô possui seis – com capacidade para dois mil passageiros cada. O intervalo previsto entre eles será de três minutos.
O tempo de viagem do Expresso Aeroporto (28km de extensão e apenas duas estações) deve ser de 20 minutos, enquanto que o Trem de Guarulhos (20,5km e cinco estações: Brás, Tatuapé, Penha, Engenheiro Goulart e Cecap) fará seu percurso em 15 minutos.
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