Uma estação de metrô moderna, na Praça da Liberdade, com 50 metros de profundidade, dotada de estacionamento, escadas rolantes, banheiros públicos e todo o conforto necessário para a população. A novidade foi anunciada ontem pelo diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias, que garantiu empenho para que a obra seja executada em tempo recorde. O anúncio foi feito no início da noite, após encontro com o governador Aécio Neves, que prometeu empenho na busca de recursos. Na nova etapa do metrô de BH será possibilitada a parceria público-privada. Os planos da CBTU para expansão do metrô da capital prevêem ainda estações no Campus da UFMG, Mineirão e Belvedere, na altura do BHShopping. O HOJE EM DIA antecipou, em sua edição de ontem, o início do processo de medição de pontos para a implantação das estações centrais.
Silva Dias garantiu que, ao contrário dos 30 quilômetros de ramal de superfície existentes, que levaram 25 anos para serem definidos – boa parte ainda não operando em sua plenitude -, os novos 30 quilômetros anunciados, 20 deles subterrâneos, deverão ser implantados em apenas quatro anos. “Estamos mudando a maneira de agir para não incorrer em novas aventuras`, disse. “Até o final de 2006 os projetos de engenharia estarão concluídos. Simultaneamente, será desenvolvido o projeto de financiamento. Não é uma obra que possa ser assumida para ser desenvolvida lentamente. Além de bem planejada, ela deverá ser feita num processo extremamente rápido para que a cidade não seja traumatizada`, completou, ponderando que somente depois de assegurados os recursos necessários, da ordem de R$ 4,5 bilhões, será anunciado o início das obras.
“Enquanto a engenharia desenvolve o projeto, buscaremos o financiamento. É um projeto típico para operação de parceria público-privada. Sendo assim, deverá haver garantia para o setor privado para que recursos não faltem`, afirma.
O presidente da CBTU admitiu que o projeto da Praça da Liberdade, cujo ramal passará pelas avenidas Afonso Pena e João Pinheiro, com saídas para a Avenida Afonso Pena e Rua Pernambuco, será feito nos moldes do mesmo proposto pelo ex-governador Itamar Franco. Este projeto foi desenvolvido pela BHTrans, por solicitação do então governador, para eliminar tráfego na praça. Originalmente, faria a ligação da praça com as avenidas Cristóvão Colombo e Bias Fortes e Rua Gonçalves Dias, através de túneis. Silva Dias garantiu que os R$ 82 milhões assegurados no Orçamento da União para este ano serão suficientes para a conclusão, em dois anos, das obras das linhas ainda desfalcadas.
Metrô chegará à Praça da Liberdade
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