As obras da Linha Sul do metrô do Recife, que ligará o Centro da capital ao bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, já foram retomadas. Ontem, operários podiam ser vistos nas estações Antônio Falcão, Shopping e Tancredo Neves, três das oito previstas no novo trecho, que terá 14 quilômetros. O Metrorec, gestor do sistema, mantém a previsão de operar comercialmente até a Estação Porta Larga (Jaboatão) a partir de setembro deste ano. A chegada dos trens à Estação Cajueiro Seco, a última da nova linha, está prevista para dezembro, mas, em caráter experimental, sem transportar passageiros.
A retomada das obras de expansão do sistema foi anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em abril passado, mas somente agora os recursos foram liberados pelo Governo Federal. Iniciada em 1998, a ampliação do sistema recebeu R$ 40 milhões dos R$ 78 milhões garantidos pela União por medida provisória. Dos R$ 40 milhões, R$ 14,4 milhões foram utilizados para o pagamento de dívidas contraídas em 2005. “Retomamos os cinco contratos (edificações, rede aérea, reforma dos trens, telecomunicações e sinalização) e tudo caminha para cumprirmos o cronograma. Também estaremos investindo na Linha Centro, com a conclusão da reforma da Estação Recife, implantação da sinalização final do trecho Rodoviária-Camaragibe e a ampliação do terminal de integração desta última estação”, explicou o superintendente do Metrorec, Sileno Guedes.
Dos cinco contratos, o que está mais atrasado é o da reforma dos trens. Segundo Sileno Guedes, a previsão é de que sejam entregues mais duas composições totalmente revisadas este ano. Com exceção da Estação Montes Guararapes, as demais estão praticamente prontas. “Entregamos há poucos dias a Estação Aeroporto e até setembro concluiremos a Antônio Falcão, Shopping e Tancredo Neves. Porta Larga também está em fase final de obras. Além delas, também estarão prontas duas passarelas de pedestres”, afirmou o engenheiro da Construcap Ricardo Menezes.
A Linha Sul deveria dobrar o número de passageiros atendidos atualmente pelo metrô, elevando a demanda diária para 400 mil pessoas. Entretanto, isso não acontecerá logo após o início da operação, porque a nova linha funcionará sem o suporte dos terminais integrados de ônibus. Dos cinco projetados para a nova linha, apenas o de Cajueiro Seco deverá ter as obras iniciadas este ano.
Seja o primeiro a comentar