O governo federal deverá incluir, no estudo de viabilidade econômica para a construção do ramal ferroviário entre Guarapuava e Ipiranga, a alternativa de se completar o trecho entre Guarapuava e Lapa. A segunda possibilidade, batizada de Corredor Oeste, seria um prolongamento da atual Ferroeste, que liga Cascavel a Guarapuava.
A idéia foi apresentada ontem por um grupo de engenheiros ferroviários e pelo governo estadual ao secretário de políticas de transporte do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente.
Segundo os ferroviários, a distância entre Cascavel e Paranaguá seria 51 quilômetros menor com a utilização do Corredor Oeste em vez do ramal Guarapuava-Ipiranga – obra a ser feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Além disso, o caminho por Ipiranga poderia saturar em poucos anos a Ferrovia Central do Paraná, uma vez que ela seria utilizada tanto para transportar cargas do Norte quanto do Oeste do estado.
“Vou levar a proposta ao Ministério do Planejamento. Como os estudos para o ramal Guarapuava-Ipiranga estão em estágio inicial, é possível incluir a outra alternativa”, disse Valente.
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