Solução de gargalos logísticos

Com a retomada da Brasil Ferrovias, a construção de ferrovia de integração na Região Nordeste, a ampliação da Norte-Sul e a solução de gargalos logísticos, as perspectivas são de crescimento ainda maior dos investimentos. Até 2010, as projeções apontam para um montante de R$ 11,3 bilhões em ferrovias ou R$ 2,3 bilhões ao ano. Desse total, o BNDES financiará R$ 6 bilhões, equivalentes a R$ 1,2 bilhão ao ano.


O BNDES está atento às necessidades do setor e alinhado com as ações do Governo, visando a integração e adequação de ferrovias, a reconstituição dos corredores operacionais de transportes e o atendimento às exportações e ao aumento da demanda interna. Os esforços do Banco para ampliar os financiamentos à indústria ferroviária foram visíveis em várias frentes.


No início deste ano, a diretoria do banco aprovou condições especiais -TJLP (hoje, a 8,15% ao ano), spread básico zero, e prazo de até 15 anos – para o financiamento a projetos destinados à redução de gargalos logísticos. Atualmente, o Banco tem em carteira cinco projetos, que somam investimentos de R$ 480 milhões. Até 2010, a perspectiva é de que a demanda atinja R$ 1 bilhão.


O banco apoiou a reestruturação da Brasil Ferrovias, com a troca de sua participação no grupo por ações da ALL, empresa Nível 2 da Bovespa, passando a deter 12,8% do capital total da ALL.

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Fonte: Monitor Mercantil

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