O Metrô lança hoje a Campanha de Prevenção de Acidentes de 2005, com o objetivo de alertar e conscientizar os passageiros para o uso seguro do sistema metroviário. Os idosos e as crianças de até 7 anos são os principais alvos da companhia. São eles os principais envolvidos em acidentes nas escadas fixas e rolantes das estações. Para realizar o trabalho, o Metrô contará com auxílio de oito jovens que participam do Programa de Educação para o Trabalho (PET). Entre hoje e amanhã, eles vão distribuir folhetos com dicas de segurança e orientar passageiros sobre uso seguro do Metrô. A campanha também terá painéis e avisos sonoros.
O dinamismo do setor ferroviário também reativou as fábricas de vagões — hoje há sete em operação no país — e as importações de trilhos e locomotivas. Sem produtores nacionais, trilhos e locomotivas vêm do exterior, em especial dos Estados Unidos. Para a ANTF, o governo poderia estimular a indústria nacional. Uma alternativa seria mudar critérios para concessão de empréstimo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da eliminação de alíquotas de importação de componentes ferroviários não produzidos no país. Alguns itens chegam a pagar imposto de 54% para entrar no Brasil.
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A reativação do segmento tem provocado o ressurgimento e a criação de carreiras ligadas à atividade ferroviária. Atualmente, 20 mil pessoas trabalham diretamente na operação do sistema e outras 10 mil beneficiam-se indiretamente da retomada do setor. A ANTF estima que, até 2010, o número de contratações deve crescer 8% ao ano. Um exemplo para o crescente interesse pela área são as oportunidades para trainees. Em 1997, uma das concessionárias abriu 20 vagas. Apareceram 40 candidatos. Este ano, para as 26 vagas, 16 mil interessados se inscreveram.
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