Lula promete investir em ferrovias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no programa de rádio “Café com o Presidente”, que dará atenção especial à construção de ferrovias no país. Depois de prometer retomar esse projeto em vários discursos, Lula lança hoje, oficialmente, o início das obras da ferrovia Transnordestina, em cerimônia em Missão Velha, no Ceará. Segundo o presidente, o governo quer dar uma nova dimensão ao transporte ferroviário no país.


A obra, segundo Lula, custará R$ 4,5 bilhões. A ferrovia terá um total de 1.800 quilômetros, sendo que 646 serão construídos e 1.150, recuperados ou reconstruídos totalmente.


Como um verdadeiro candidato, o presidente lembrou que o governo já retomou as obras da ferrovia Norte-Sul. Há duas semanas, em Aguiarnópolis (Tocantins), Lula, diante do ex-presidente José Sarney, afirmou ter errado na década de 80 ao não apoiar esse projeto.


— Queremos dar uma dimensão extraordinária ao transporte ferroviário, para que a gente possa fazer o Nordeste brasileiro se transformar em uma região altamente produtiva e desenvolvida. O que estamos fazendo é o começo de uma obra que vai mudar a cara do Nordeste — disse Lula no rádio.


Ministro: investimentos atingiram R$ 3,3 bi em 2005


O presidente explicou que a ferrovia sairá de Eliseu Martins (Piauí), em direção a Salgueiro (Pernambuco), e depois irá até o Porto de Pecém (Ceará). A idéia é facilitar o escoamento da produção da região para os portos de Suape (Pernambuco) e Pecém.


— Vamos retomar as ferrovias e não vamos parar mais. Porque queremos interligar o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com ferrovias, para que possamos baratear o escoamento da nossa rica produção — disse Lula.


Ao citar a Norte-Sul, Lula cometeu um ato falho: prometeu inaugurar 150 quilômetros da ferrovia em outubro. Mas, se for candidato, ele estará impedido pela legislação eleitoral de participar de inaugurações. O presidente lembrou que, de 1987 a 2003, foram construídos 215 quilômetros da Norte-Sul. Já no atual governo, foram 150 quilômetros.


Lula também criticou os governos anteriores em relação à infra-estrutura:


— Acho que foi insensatez, em algum momento da história, o Brasil parar de construir ferrovia.


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, fez um balanço dos últimos anos sobre o setor ferroviário brasileiro, sobretudo após a privatização, ocorrida em meados da década de 1990. Ele ressaltou que os investimentos saltaram de R$ 625,7 milhões em 2002 para R$ 3,378 bilhões no ano passado.

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Fonte: O Globo

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