Trem retoma sua força em Minas

Cidades com praça da estação ferroviária, Minas tem muitas. Já com estações em atividade, fica mais difícil encontrar. Com trem passando, então, são raríssimas. Os fragmentos que restaram nos locais por onde os vagões passaram no passado provam a importância que esse meio de transporte teve no Estado. E essa memória está prestes a ser catalogada e preservada. Ontem, o gestor do programa Trens de Minas, da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Antônio Silva Coutinho, encaminhou ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) a proposta de elaboração de um projeto de inventário para todos os bens ligados ao setor ferroviário do Estado.
Esse é o primeiro passo para o tombamento da memória da ferrovia mineira. A proposta é proteger todos os móveis, paradas, malha ferroviária, locomotivas os adornos relacionados com o apoio das prefeituras e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Coutinho explica que, mesmo as redes ferroviárias mineiras sendo de propriedade do governo federal, é possível o Estado pedir o tombamento com a anuência das concessionárias.

Reativação – E parte dessa história também será resgatada com a reativação do trecho ferroviário que liga Ouro Preto a Mariana. O apito da antiga maria-fumaça vai soar novamente por 18 Km em um passeio marcado pelas belezas naturais da topografia da região.

Ontem, a Companhia Vale do Rio do Doce (CVRD) lançou oficialmente, em Ouro Preto, o início das obras do projeto Trem Turístico. O investimento de R$ 30 milhões prevê a reconstrução da linha férrea, além da aquisição de duas locomotivas movidas a vapor e seis carros de passageiros.

Segundo o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o equipamento tem um alto poder de atração e deverá fomentar a economia de todo o circuito histórico da região. A inauguração está prevista para o dia 21 de abril de 2006.

De acordo com Mares Guia, o governo federal vai custear R$ 2 milhões na organização do projeto turístico que também contará com o apoio de outras empresas privadas. Só com a obra serão gerados mais de cem empregos diretos. De acordo com o diretor executivo de logística da CVRD, Guilherme Laager, o projeto contribui para a cultura e história de Minas Gerais.

“A companhia que, está presente em obras de mineração na região, resolveu atuar também no turismo. Uma questão de responsabilidade social”, afirmou. Segundo ele, a expectativa do Trem Turístico é gerar uma receita superior a R$ 50 mil. Para o prefeito de Mariana e também presidente da Associação Mineira de Municípios, Celso Cota Neto (PMDB), a intenção é crescer de forma equilibrada.

“Os benefícios acontecerão de Tiradentes para Ouro Preto, passando por São João del Rei, Congonhas, Ouro Branco, Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara”, analisou. Durante o evento de lançamento, o secretário de Estado de Turismo informou que o orçamento do setor cresceu de R$ 1 milhão, em 2003, para R$ 47 milhões em 2005.

Ferroviário – A sensação de tristeza do ferroviário Nilson Lourdes de Oliveira, 73, em ver o abandono da ferrovia e suas estações vai fazer parte do passado. Depois de trabalhar por 36 anos na antiga Central do Brasil, ver a locomotiva em movimento mais uma vez será para ele um grande presente.

O antigo supervisor geral de administração da linha, aposentado em 1983, contou que o trem era usado para transportes de madeira, minério e também para passeios. “Vou ser o primeiro a andar e vou levar toda a família.”

Também aos 73 anos, a moradora de Ouro Preto Nair Joana Costa está orgulhosa da novidade que vai unir gerações. Ela ainda se lembra do barulho da locomotiva que proporcionava ótimos passeios a Mariana, na década de 70. “Vou andar de novo, se Deus quiser. Poderemos passear como nos bons tempos.”

Artesanato – O Ministério do Turismo e a prefeitura de Ouro Preto assinaram ontem convênio no valor de R$ 1,7 milhões. A verba – já empenhada,

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Fonte: O Tempo

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