As estações Santo André e Rio Grande da Serra, da Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), completam 140 anos de operação nesta sexta-feira (16). As unidades foram inauguradas junto com a primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway, em 1867.
Até a década de 30, a Estação Santo André curiosamente tinha o nome da cidade vizinha, São Bernardo, por onde hoje não passam trens. São Bernardo compreendia em forma de distritos todo o território do atual ABC e que agregava um bairro formado nos arredores da estrada de ferro.
O bairro da Estação, como era conhecido, logo ganhou projeção política e econômica graças à estrada de ferro. O fenômeno possibilitou uma inversão de papéis: São Bernardo se tornou distrito e as redondezas por onde passavam os trens se transformaram na sede do município e mais adiante, na cidade de Santo André. Somente em 1934 a unidade ganhou o nome atual. Em 1977, o velho prédio foi demolido, dando lugar a uma nova estrutura.
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A estação Rio Grande da Serra, do início do século XIX, feita de pau-a-pique, não tinha as plataformas revestidas e servia como ponto de parada para as locomotivas que precisavam de água para funcionar.
Na época, por ser um local deserto, funcionava como intermediária para alimentação de água das locomotivas e cruzamentos de trens. Em 1964, o local tornou-se município e a estação manteve o mesmo nome.
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