Japoneses apresentam monotrilho no RJ

A Secretaria de Transportes recebeu, na tarde desta quinta-feira (14/08), representantes da empresa Japonesa Hitachi LTDA para a apresentação do sistema Monorail, que permite a locomoção de trens sobre apenas um trilho, em vias elevadas. Na ocasião, o gerente-geral da Hitachi Japão, Yoshitaka Hirabaya, informou que o custo para a aquisição do monotrilho é baixo, quando comparado ao do metrô, além de causar pouco impacto ambiental, visual e sonoro. Para o secretário de Transportes, Julio Lopes, o Monorail atende à necessidade de áreas urbanas como o Rio de Janeiro.


– O Japão é conhecido pela tecnologia avançada. A Secretaria vai encaminhar o projeto do Monorail para o governador Sérgio Cabral e para as concessionárias Supervia e Opportrans para que seja avaliada a possibilidade de inserção do sistema no Rio – disse Julio Lopes.


De acordo com Yoshitaka Hirabaya, os carros do monotrilho podem ser projetados em tamanhos diferenciados, com o comprimento podendo variar de oito a 50 metros. Os trens têm capacidade média para transportar de 80 a 170 passageiros por carro. Além disso, Hirabaya informou que o custo para a aquisição do Monorail é de aproximadamente US$ 35 milhões por quilômetro, incluindo a construção da via elevada, as estações, os sistemas de sinalização e de manutenção, e os trens.


– Esse valor corresponde à implementação do sistema em países como Índia, China e Taiwan, onde a mão-de-obra é barata. No Japão, onde o Monorail é utilizado desde 1964, o custo pode chegar a US$ 70 milhões. No Brasil, acredito que o valor seja semelhante por conta dos impostos e da mão-de-obra – comentou o diretor Comercial da Hitachi Brasil, Toshiro Iwayama, ressaltando que o custo também depende do projeto a ser desenvolvido.


Hirabaya informou que o bilhete do monotrilho custa o equivalente a R$ 6 em Tóquio e na China, o valor quando comparado sai a menos de R$ 1. Em Tóquio, o Monorail atende 170 mil passageiros por dia e 64 milhões por ano, com uma média de intervalo de três a cinco minutos. Na Europa, o sistema está sendo utilizado por 29 trens, com seis carros cada um. Além disso, outros países também utilizam a tecnologia, como Estados Unidos, Inglaterra, Singapura, Austrália e Dubai.


Na ocasião, Hirabaya ressaltou a versatilidade do sistema em realizar curvas e subidas em segurança. Além disso, informou que uma linha do monotrilho pode ter até cinco opções para mudanças de trajeto. Isto, segundo ele, garante mais conforto aos passageiros, sem a necessidade de baldeação. Outra vantagem do Monorail é a utilização de pneus de borracha que garantem menos ruídos durante a frenagem.


 


 
 
 


 


 
 
 
 

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Fonte: SETRANS/RJ

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