TGV é fundamental para unir Rio e SP


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse hoje que o projeto de trem de alta velocidade entre o Rio e São Paulo é fundamental para aproximar as duas cidades e ajudar a resolver o tormento em que se transformou o ir e vir em nossas metrópoles.



Ele citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek como muito eficiente para o desenvolvimento das rodovias e indústria automobilística no País, mas lamentou que as ferrovias tenham ficado de fora. Sempre é tempo de corrigir erros passados. Sem abandonar o asfalto, cabe-nos agora priorizar os trens em nossas cidades, disse. Kassab foi embora de seminário no BNDES, no qual fez rápida palestra, sem conceder entrevista.  


Segundo os dados apresentados pela ADTrem (Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios) no seminário do qual participou Kassab, o Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo teria um tempo de viagem de 85 minutos, sem paradas, com velocidade comercial de 285km/h. Os dados, segundo a ADTrem, são da empresa italiana Italplan, responsável pelo projeto. O trem teria intervalo de 15 minutos entre as viagens e tarifa inicialmente calculada é de US$ 39, ou cerca de R$ 78.



O secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, disse que o trem rápido deverá exigir investimentos totais de US$ 9 bilhões e pode vir a ser uma alternativa à construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, que para ele seria um erro estratégico.  


Segundo ele, a tarifa do trem rápido seria de R$ 120 por trecho e as obras demorariam sete anos para serem concluídas. Ainda segundo ele, a expectativa é de transporte de 30 milhões de passageiros ao ano. Ainda de acordo com Lopes, várias empresas e órgãos internacionais de fomento estão interessados no projeto.



O diretor da área social do BNDES, Elvio Gaspar, que também participou do seminário, disse que o presidente do banco, Luciano Coutinho, está hoje em Brasília debatendo a questão do trem rápido com o governo federal. O projeto, segundo ele, é de interesse do BNDES, mas assim como as demais propostas de financiamento que chegam ao banco, receberá apoio se revelar-se viável economicamente e sustentável ambientalmente.  


Segundo ele, a tarifa do trem rápido seria de R$ 120 por trecho e as obras demorariam sete anos para serem concluídas. Ainda segundo ele, a expectativa é de transporte de 30 milhões de passageiros ao ano. Ainda de acordo com Lopes, várias empresas e órgãos internacionais de fomento estão interessados no projeto.


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Fonte: Site Uol

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