A partir da próxima quinta-feira, os clientes do Metrô Rio poderão efetuar o pagamento da passagem diretamente nos validadores dos ônibus do Metrô na Superfície (MNS), usando a tecnologia de pagamento por aproximação. O recurso estará presente em cartões de débito, pré-pago e crédito ou dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, e descarta a necessidade de compra do bilhete físico.
Com o novo sistema implantado em parceria com a Visa, que é o primeiro projeto de integração tarifária que aceita pagamentos por aproximação na América Latina, a tarifa será cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente poderá completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança.
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Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou pré-pago ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC. No primeiro embarque, o passageiro verá no visor do validador o valor correspondente à tarifa cheia do metrô. Ao continuar a viagem da estação para o MNS ou vice-versa, ele aproximará seu cartão ou dispositivo na catraca seguinte e verá novamente o valor, porém, o correspondente a somente uma tarifa será lançado pelo MetrôRio em sua fatura.
A iniciativa, que desestimula o uso de dinheiro em espécie e reduz filas, está também alinhada com as medidas que podem ajudar a prevenir a disseminação do novo coronavírus. O MNS é uma extensão do metrô que é realizada por meio das linhas de ônibus nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, com destino à Gávea. Clientes dos cartões Elo com tecnologia NFC também poderão realizar o pagamento das tarifas nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS).
Desde abril do ano passado, quando o Metrô Rio passou a oferecer a possibilidade de pagamento por aproximação direto nas catracas, já foram feitas mais de um milhão deste tipo transação no sistema. A maior parte, 63%, foi feita por meio de cartões. Já os pagamentos feitos por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras, por exemplo, foram responsáveis pelos outros 37% do total.
A gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do Metrô Rio, Simone Pfeil, destacou que esta nova forma de pagamento digital irá é uma das iniciativas dos processos de inovação e transformação digital desenvolvidos pela concessionária.
– Nosso objetivo é oferecer ao cliente uma experiência com qualidade e facilidade, dando mais comodidade com o uso de novas tecnologias – explicou a gerente.
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