Se você adora andar de trem na Europa – porque é um tipo de transporte diferente, eficiente, rápido e pontual -, prepare-se para ficar ainda mais fã. A nova Linha TGV Est Européen, que começou a funcionar em 10 de junho, faz um upgrade em todas essas qualidades, principalmente no quesito velocidade. Os passageiros viajam a até 320 km/h por uma malha que liga quatro países: França, Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Trocando em miúdos, quem precisa ir de Paris a Frankfurt, por exemplo, agora gasta apenas 3h50, em vez de seis horas.
Também saíram ganhando os trajetos locais. Só a França conta com 2 mil quilômetros adicionais de linhas, facilitando o transporte interno. Para o turista, uma ajuda e tanto. Agora, 45 minutos separam Paris de Reims, a deliciosa capital do champanhe. Até Nancy e seu centro histórico do século 18 – Patrimônio da Humanidade da Unesco – você leva 1h30.
A aposta é que o TGV Est vai conseguir “roubar” uma parcela de passageiros de outros meios de transporte, como as companhias aéreas de baixo custo e os carros (próprios ou alugados), fechando o ano com 11,5 milhões de pessoas transportadas – 20% estrangeiros. Um dos argumentos usados a favor dessa migração é o conforto.
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ESPAÇO E ESTILO – Em vez de viajar apertado na econômica do avião, você pode optar pela segunda classe de um trem, bem mais espaçosa. E há mais lugar para as malas – algo fundamental para os turistas brasucas, que costumam andar pelo mundo carregados de bagagens. Um detalhezinho à toa: nos trens franceses, a decoração foi feita por ninguém menos que o badalado Christian Lacroix, num estilo modernoso.
O preço também é atraente. Os trechos entre as capitais custam a partir de 84 euros (cerca de R$ 226), com desconto para crianças jovens e idosos. É o caso da viagem entre Paris e Luxemburgo. Quer melhor oportunidade para ver de perto as milenares fortalezas da cidade?
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