Nenhuma cidade do Vale está contemplada no Plano Nacional de Revitalização do Transporte Ferroviário em ações para a retirada de trilhos de trem de áreas urbanas. Lançado pelo Ministério dos Transportes em 2003, o plano prevê mudança de trechos da malha ferroviária como forma de aumentar a velocidade dos trens e evitar acidentes.Pelo menos 13 cidades da região cortadas por ferrovia reclamam dos problemas que os trilhos causam no trânsito, na segurança e no planejamento imobiliário.
Administrando por concessão a Malha Sudeste – que inclui os 180 quilômetros de trilhos que cortam o Vale do Paraíba–, a MRS Logística S/A informou que, por exigência contratual, não pode mexer no itinerário dos trilhos –competência exclusiva do Ministério dos Transportes.
Contudo, a empresa informou que já investiu mais de R$ 1 milhão, desde 2003, em projetos de sinalização e de segurança no Vale do Paraíba –como colocação de placas, muros e cercas em torno da rede ferroviária.
As cidades mais problemáticas com relação à segurança, segundo a MRS, são São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.
A MRS disponibiliza o telefone 0800 99 3636 (ligação gratuita) para receber denúncias e reclamações.
Plano Ferroviário não inclui Vale do Paraíba
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