Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás assinaram ontem um protocolo de cooperação para a construção de um corredor logístico, o corredor Centro-Leste. O projeto visa reduzir custos de escoamento da produção do agronegócio e prevê investimentos iniciais de R$ 2,5 bilhões, em obras prioritárias.
Incluindo obras complementares, o investimento poderá chegar a R$ 15 bilhões. A meta é concluir as etapas prioritárias num prazo de quatro anos. O planejamento da obra é coordenado por Eliezer Batista, ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
O detalhamento das obras deve ser concluído até julho, de modo que haja tempo para incluir os investimentos nos orçamentos de 2007. A expectativa dos governadores Aécio Neves (PSDB-MG), Alcides Rodrigues (PP-GO) e Paulo Hartung (PCdoB-ES) é de que a União também irá liberar recursos para essas obras.
A idéia é contar com a participação da iniciativa privada em parte das obras, por meio de Parcerias Públicas-Privadas (PPPs). A CVRD, concessionária de trechos ferroviários envolvidos no plano, comprometeu-se a participar do investimento. Estudos técnicos realizados nos três Estados resultaram na definição das obras prioritárias.
A ampliação do acesso ferroviário ao complexo portuário de Vitória (ES) é uma delas. Outras são a melhoria das condições de tráfego da BR-262 e a complementação da malha ferroviária no centro-leste de Minas, ligando cidades como Patrocínio a Prudente de Morais.
Com o projeto, os governadores pretendem resolver a questão da transposição na região de Belo Horizonte, um gargalo histórico no transporte ferroviário entre a região do Brasil Central e os portos.
A expectativa é reduzir em 70% o fluxo de trens na região metropolitana da capital mineira. Com isso, a velocidade dos trens poderá passar dos atuais 16 quilômetros por hora para 60 quilômetros/hora.
O protocolo de cooperação entre os três governadores foi assinado ontem, em Belo Horizonte, na abertura da feira SuperAgro 2006. É algo inédito o que está sendo formatado, disse Aécio Neves, governador de Minas Gerais, referindo-se à parceria entre os Estados para a realização de obras. O que nós queremos é consolidar um corredor que permita o escoamento a custos mais baixos e de forma mais ágil da produção do Estado de Goiás, de Minas Gerais e do Espírito Santo aos portos capixabas.
Segundo Alcides Rodrigues, governador de Goiás, a produção do Estado tem competitividade pequena em relação ao demais Estados e países, devido aos problemas no escoamento. Esses gargalos precisam ser ultrapassados, o momento é este, não podemos esperar nem um minuto sequer.
Para Paulo Hartung, governador do Espírito Santo, o acordo reflete o que o país mais precisa: planejamento. Ele observou que existe uma grande sinergia nas economias dos três Estados.
Durante a abertura da SuperAgro, o governador mineiro anunciou também a abertura de uma linha de crédito de R$ 60 milhões do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para substituição de touros de baixa qualidade por touros de genética superior.
A expectativa é substituir 40 mil touros no gado comercial de Minas Gerais num prazo de quatro anos. A taxa de juros da linha de crédito é de 6% ao ano. O banco mineiro de fomento vai abrir ainda uma linha de R$ 2,5 milhões para a compra de sêmen e equipamentos de inseminação artificial.
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