A Alemanha anunciou para breve nesta terça-feira a construção de seu primeiro trilho de trens magnético, para ligar o centro de Munique, no estado da Baviera, ao aeroporto da cidade. O país terá assim o primeiro trem que levita da Europa, o chamado maglev (abreviação de levitação magnética, em inglês). Os trens funcionam a partir de um mecanismo de atração magnética que os mantêm flutuando a poucos centímetros dos trilhos. Com menos atrito, podem viajar a até 500 quilômetros por hora.
O projeto foi orçado em 1,8 bilhão de euros, e, segundo o governo da Baviera, será custeado pela operadora ferroviária local Deutsche Bahn e o pelo consórcio industrial Transrapid. As companhias Siemens e ThyssenKrupp estão envolvidas no desenvolvimento da tecnologia do trem.
O único trem magnético que existe no mundo hoje está em Xangai, na China. Ali, o maglev leva passageiros do centro financeiro da maior cidade chinesa até o aeroporto local. Previamente, o Japão já anunciou planos de lançar o seu primeiro trem que levita até 2025. A Alemanha não estabeleceu uma data para colocar o seu em operação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar