Inconformada com a exclusão da obra de expansão do trensurb do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na segunda-feira, a governadora Yeda Crusius voltou a criticar ontem o governo Lula.
Yeda cobrou agilidade da administração federal para expandir a linha até Novo Hamburgo, projeto que foi embargado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2001. Em uma rápida entrevista no Palácio Piratini, a governadora chegou a sugerir a estadualização da empresa, que pertence à União desde sua criação, em 1980.
– Não posso esperar quatro, oito, 12 anos pelo metrô em Novo Hamburgo. Quem sabe eu peço a estadualização do metrô – disse.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em seguida, a governadora explicou que não levaria adiante a medida por entender que era obrigação do Planalto assumir a obra, semelhante à que realiza em Fortaleza (CE):
– O governo federal achou prioritário construir o metrô em Fortaleza. Então vou perguntar por que não acha em Porto Alegre.
Governadora quer se reunir com Lula após o Carnaval
A reclamação será levada pessoalmente a Lula em um encontro ainda sem data marcada – o Piratini espera que seja agendado para logo depois do Carnaval. Segundo Yeda, as condições para o aumento da linha por parte do governo do Estado já estão garantidas. Caso não consiga um retorno do governo federal, ela propõe que a ampliação seja feita por meio de parcerias público-privadas (PPPs):
-Por que não fazer uma PPP para expandir a linha até Novo Hamburgo?
A sugestão de estadualização do trensurb provocou surpresa entre os aliados, já que a empresa é deficitária. O secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, disse que a governadora apenas desabafou ao comentar o assunto. E explicou:
– Não há estudos de estadualização do trensurb. A Trensurb é uma empresa federal que recebe recursos do governo federal desde a sua implantação na década de 80. No PAC, constam recursos para outros metrôs, mas não para nós. Temos um trecho em licitação importantíssimo para o Estado, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, e não apareceu dinheiro para esse trecho.
Seja o primeiro a comentar