A ALL acaba de assinar com a Timken contrato de longo prazo para implantação e operação de uma unidade de remanufatura de rolamentos. A planta será alocada na unidade de Sorocaba da ALL e responderá por toda a frota de vagões da ALL.
Além de fornecer os equipamentos necessários, a Timken utilizará um software patenteado para analisar as peças danificadas em todas as suas variáveis e garantir um rolamento remanufaturado com performance idêntica ao de um novo, com uma apreciável redução de custos.
Em 2007, falhas de rolamento foram uma das principais causas de acidentes na ALL, correspondendo a 37% da pontuação em gravidade de incidentes mecânicos nos vagões e locomotivas. Com a nova unidade, estima-se uma redução de 50% do número de acidentes ocasionados por defeitos da peça. “Com uma experiência centenária no ramo e um serviço on site de manutenção, a Timken será uma grande parceira na melhoria do nível de segurança da ALL”, afirma Rodrigo Pereira Goularte, Gerente de Vagões da ALL.
No primeiro ano, a Timken vai atender a 30 mil dos 160 mil rolamentos ferroviários da ALL. Cada rolamento novo sai por um preço médio de US$ 400. Porém, o remanufaturado fica por 15% desse valor. A ALL investe R$ 5 milhões por ano em compra e remanufatura de rolamentos. Com a nova parceria, a companhia estima reduzir de 20% a 30% da compra nos próximos cinco anos.
Modelo para a Russia
Este é o segundo contrato de remanufatura que a Timken faz no Brasil. O anterior foi com a MRS,compreendendo a instalação de um workshop da Timken dentro da oficina da operadora no Horto, perto de Belo Horizonte. Com os dois contratos a Timken detém 65% do mercado de remanufatura de rolamentos ferroviários. Mercado relativamente novo, visto que as ferrovias estatais não costumavam recuperar rolamentos.
Como resultado do exemplo bem sucedido na MRS, uma ferrovia da Rússia fechou o mesmo contrato. A ferrovia opera na parte ocidental do país, transportando a produção entre a Rússia e a Europa. Para se ter uma idéia do impacto do mercado russo, a Rússia comprará, a partir de 2010, 21 mil vagões por ano. O Brasil compra hoje por ano 3.500 vagões.O mesmo modelo de contrato que foi assinado para implantação na Rússia está em estudo para a China.
No primeiro ano, a Timken vai atender 30 mil dos 160 mil rolamentos ferroviários da ALL. Cada rolamento novo sai por um preço médio de US$ 400. Porém, o remanufaturado fica por 15% desse valor.
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