A segunda fase da pesquisa sobre educação profissional voltada para o setor de transportes será iniciada no mês de junho em cinco capitais: São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O projeto intitulado “Pesquisa Nacional de Identificação, Caracterização e Diagnóstico do Perfil do Trabalhador e da Demanda por Educação Profissional no Setor de Transportes” está sendo executado pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Coppe/UFRJ. A primeira etapa foi realizada no Rio de Janeiro, onde 1.300 pessoas foram entrevistadas. Deste total, 350 trabalhadores estão ligados ao setor metroferroviário.
De acordo com o assistente da Coordenadoria Geral de Planejamento do MT e responsável pelo projeto, Oscar Chiarelli, cerca de R$ 306 mil deverão ser liberados em junho pela secretaria nacional do ministério dos Transportes. “Necessitamos do restante da verba para iniciarmos a segunda fase”, disse, acrescentando que a conclusão do projeto foi adiada para outubro.
Chiarelli afirmou que a pesquisa apontará sob a ótica do trabalhador uma série de questões sobre o ensino profissionalizante aplicado no setor de transportes. “Ao concluirmos o projeto, vamos realizar um fórum para a apresentação das análises das pesquisas juntos aos técnicos da área de recursos humanos e aos sindicatos dos trabalhadores para a elaboração de estratégias visando à otimização do setor de transportes.”
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar