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Desembarque no Porto do Rio da locomotiva GE C-36 – MF adquirida pela MRS | O parque de tração foi acrescido de 176 locomotivas nos últimos doze meses, atingindo 2.271 máquinas
O parque nacional de tração é hoje composto por 2.271 locomotivas. De acordo com levantamento realizado pela Revista Ferroviária, em julho de 2005, o número de locomotivas no País cresceu cerca de 8,4% em relação ao total divulgado em julho de 2004 (2.095). Nos últimos doze meses, enquanto a frota total foi acrescida de 176 máquinas, a frota inativa de locomotivas sofreu uma redução de 7,57% no período: passando de 251 locomotivas para 232 máquinas fora de operação. A CVRD registrou a maior evolução da frota – no total foram 54 locomotivas adquiridas no período – significando um aumento de 6,74%. Segundo informações da companhia, os investimentos previstos para o aumento da frota este ano são de US$ 559 milhões. Os modelos mais encomendados pela CVRD são a Dash-9 e SD-70 (locomotivas que apresentam maior potência). A Brasil Ferrovias adquiriu 47 máquinas usadas dos EUA nos últimos doze meses – representando um crescimento de 14,97% em relação à frota de 2004. A concessionária pretende investir este ano cerca de R$ 75 milhões na compra de locomotivas. A ALL lidera o ranking da frota total com 472 locomotivas existentes, mas também apresentou a maior frota inativa (72 máquinas fora de operação).Já a MRS pretende investir R$ 120 milhões na renovação da frota, que registrou 445 máquinas no total. Locomotivas com potência igual ou superior a 3.600 HP são as preferidas da concessionária, que tem como principais fornecedoras a GE e GM. A FTC não comprou locomotivas no período, mas está direcionando seus recursos para a manutenção da frota atual. Este ano serão investidos R$ 850 mil em reformas e até 2007, a operadora aplicará aproximadamente R$ 4,6 milhões na modernização das máquinas. A CFN apresentou os mesmos números do ano passado e a Ferropar não divulgou novos dados. |
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