A ALL (América Latina Logística), concessionária da maior malha ferroviária do País, anunciou nesta quarta-feira (14.04), durante a Intermodal South America, realizada nesta semana em São Paulo, que vai aumentar em 150% a movimentação de contêineres, passando de cerca de 47 mil unidades (2008) para aproximadamente 117 mil em 2009.
Segundo o diretor de industrializados da ALL, Sergio Nahuz, a movimentação de contêineres é uma das modalidades que mais crescem no setor industrial da companhia, com aumento de 26% no ano passado. Hoje o segmento industrial responde por aproximadamente 30% do volume da ALL e entre 20% e 25% da receita.
Para garantir esse aumento de volume, o executivo anunciou que a partir de julho próximo, a empresa iniciará o transporte de contêineres do Centro Oeste para o estado de São Paulo. Para isso, de acordo com o diretor de industrializados da companhia, foi firmado um acordo com Standard Logística para a implantação do Terminal de Contêineres de Alto Taquari (MT) .
Somente este novo terminal responderá por 40% do volume total de contêineres. Apesar desta elevação consistente, o volume hoje é inferior a 1% do mercado potencial de exportação de carga conteinerizada.” Nossa meta é chegar ao potencial de 2%”, informa Nahuz, ao acrescentar que hoje a sua malha tem acesso aos portos de Santos, Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Rio Grande (RS).
Atualmente, a ALL Logística conta com 12 terminais de contêineres em todo Brasil. A companhia deve implantar, com parceiros não revelados, outros seis novos terminais até o final deste ano: Araraquara e Campinas (SP),Ponta Grossa e Telêmaco Borba (PR), além de Passo Fundo e Cruz Alta (RS).
Corredor para contêineres
Com capacidade para operar contêineres frigorificados e cargas secas, como algodão e couro, o terminal de Alto Taquari possibilitará a movimentação de 600 contêineres ao mês, podendo chegar a 3 mil unidades mensalmente nos próximos anos. Neste primeiro momento, a ALL focará no segmento de frigorificados.
De acordo com Nahuz, o trem seguirá de Alto Taquari para o terminal de Campinas (SP) para os equipamentos receberem recarga de frio e depois seguirá para distribuição na Região Metropolitana de São Paulo ou partirá diretamente para o porto de Santos, onde a carga será recepcionada no outro terminal da Standard Logística. “Ainda não podemos anunciar os clientes da operação. Mas estimamos que dois terços do volume deve seguir para o porto de Santos”. Este novo corredor ferroviário, entre Alto Taquari e Santos, terá um transit time de 5 dias e deve propiciar uma economia de 20% em relação ao trajeto rodoviário.
Para concretizar a operação e suportar o crescimento na área de contêineres, a ALL está investirá na reforma de 400 vagões, até agosto, o que implica no custo de R$ 100 mil por unidade. Na implantação do terminal de Alto Taquari e na adequação do terminal de Cubatão, a Standard está aplicando R$ 15 milhões.
Seja o primeiro a comentar