A Alstom, líder mundial em transporte ferroviário, marca presença na 12ª edição da Feira e Seminário Negócios nos Trilhos 2009 com a exposição, pela primeira vez em São Paulo, de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O VLT é o bonde moderno: um meio de transporte que permite repensar os espaços urbanos, preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento das cidades, sem danos ao meio ambiente. Em todo o mundo, até hoje, 32 cidades encomendaram um total de mais de 1.200 VLTs do modelo Citadis que será exposto na feira. Em Brasília, um sistema VLT começou a ser construído neste semestre. E em São Paulo e Santos existem vários projetos avançados para implantação do bonde modcerno.
A capacidade de transporte do Citadis é de mais de 400 passageiros por veículo, representando um potencial de transporte de cerca de 18.000 passageiros por hora, o equivalente a mais de 100 carros ou seis ônibus (considerando-se quatro pessoas por carro ou 66 por ônibus). Opera silenciosamente e utiliza energia elétrica, que é renovável. Seu piso baixo garante total acessibilidade e segurança e seu design se torna ícone da cidade, atraindo negócios e turismo. O VLT Citadis ainda pode contar com a tecnologia APS (alimentação pelo solo), utilizada no Plano Piloto em Brasília. Neste caso o trem é alimentado pelo solo, dispensando o uso de fiação aérea, e é ideal por preservar a arquitetura das cidades tombadas.
“É com grande satisfação que a Alstom traz a São Paulo, pela primeira vez, um VLT , para que as pessoas possam conhecer de perto como funciona este meio de transporte tão utilizado em outros países e que tem grande potencial para as cidades em plena expansão, como as que vão sediar a Copa de 2014. Este trem que mostraremos aqui veio de Brasília, onde estava em exposição para que a população pudesse conhecer esta nova solução que a cidade adquiriu”, ressalta Philippe Delleur, presidente da Alstom Brasil.
Primeira encomenda
Brasília é a primeira cidade da América Latina a encomendar um VLT moderno. Em 7 de setembro deste ano, Patrick Kron, CEO da Alstom, inaugurou uma exposição sobre o futuro sistema de VLT de Brasília, na presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que esteve em visita ao País, e do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. O governo de Brasília assinou um contrato com o consórcio Brastram, do qual a Alstom faz parte, para o fornecimento do VLT. A participação da Alstom nessa primeira fase é de cerca de €140 milhões, e o projeto prevê o fornecimento de 16 VLTs Citadis e a construção de um trecho de 8km de via (1,2km dos quais usarão a tecnologia de alimentação pelo solo APS).
Além do estande na Feira Negócios nos Trilhos, durante a cerimônia de abertura do evento, no dia 10 de novembro, a Alstom anunciará o vencedor do 6º Prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviária, destinado a funcionários das operadoras de transporte metropolitano e estudantes de escolas técnicas. A Revista Ferroviária é a responsável pela divulgação, organização, recebimento, avaliação dos trabalhos e formação de um comitê de julgamento composto por especialistas em transporte metroferroviário.
A Comissão Julgadora selecionou os melhores trabalhos inéditos voltados para a redução de custos e danos ao meio ambiente, aumento de produtividade, melhoria da segurança e satisfação do cliente. O vencedor ganhará viagem de uma semana, com direito a acompanhante, à Espanha e poderá participar de um programa de visita organizado pela Alstom a uma operadora metropolitana e a uma fábrica da companhia.
Serviço:
O Quê: Alstom expõe VLT na Feira Negócios nos Trilhos
Data: 10 a 12 de novembro de 2009
Horàrio do Seminário: 09h00 às 12h00
Horário da Feira: 14h00 às 20h00
Local: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Seja o primeiro a comentar