A concessionária Metrô Rio e o Governo do Estado inauguraram hoje, 07, o novo Centro de Controle de Tráfego do metrô carioca, que recebeu investimentos de cerca de R$ 40 milhões para a implantação de tecnologias de última geração. A modernização do cento de controle, localizado na sede administrativa da empresa, é o primeiro passo que permitirá a expansão da Linha 2 até a zona sul a partir deste mês e futuras expansões do transporte na cidade, como a chegada do metrô até a Barra da Tijuca.
Todo equipado com painéis de vídeo wall, o novo centro vai permitir a operação e o controle totalmente automatizado das 800 viagens diárias dos trens de metrô e nas linhas 1 e 2, monitorando em tempo real o itinerário de cada trem e a situação nas estações, trens , túneis, mezaninos, bilheterias e plataformas. Isso significa que será possível acompanhar a viagem de cada trem, trecho a trecho, a partir de um sistema centralizado e interligado, o que vai resultar em maior regularidade de intervalos, mais segurança e agilidade de atuação em situações de emergência. Da grande sala de controle, uma equipe de 40 profissionais se reveza em turnos para atender e monitorar durante 24 horas o transporte dos 550 mil passageiros que usam o metrô diariamente e a manutenção do sistema.
O Centro de Controle de Tráfego anterior do metrô era original da época da inauguração, utilizava tecnologia da década de 70 e foi desativado gradativamente para não causar impacto na operação diária. A modernização do Centro de Controle de Tráfego faz parte do pacote de investimentos de R$ 1,15 bilhão assumido pela concessionária Metrô Rio em dezembro de 2007, quando foi assinado novo contrato de concessão com o atual governo do estado. Antes, a atuação da concessionária se restringia à operação e manutenção das Linhas 1 e 2. Com o centro de controle modernizado, a compra de 19 novos trens, a conclusão em dezembro da obra de ligação Direta Pavuna-Botafogo, a inauguração das estações Cidade Nova (março 2010) e Uruguai (2014), a concessionária vai duplicar a capacidade de transporte do metrô carioca para 1,1 milhão de pessoas por dia até 2014.
Seja o primeiro a comentar