O Metrô de São Paulo abre espaço para mais uma campanha de saúde. Desta quarta (4) a sexta-feira (6), os usuários que passarem por três estações – uma em cada linha – receberão orientação gratuita de profissionais sobre como realizar o autoexame da boca e identificar lesões que podem progredir para o câncer bucal. A ação, que integra o Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, é promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e pela Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.
Os exames serão realizados das 8h30 às 17h30 nos seguintes locais:
• Estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha): sala L17, Terminal Norte (acesso à Av. Águia de Haia)
• Estação São Bento (Linha 1-Azul): sala L17, Boulevard São Bento (ao lado da Farmácia Popular)
• Estação Brigadeiro (Linha 2-Verde): sala L35 (acesso pelo Hospital Santa Catarina e pela Escola Estadual Rodrigues Alves)
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP também abre espaço para a ação educativa. Um ônibus com consultório ficará estacionado no Terminal Capão Redondo, ao lado da Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás do Metrô).
Se houver suspeita de lesões, os pacientes serão encaminhados para biópsia e exame anatomopatológico em dois hospitais públicos e em seis faculdades de Odontologia.
A doença
O tipo mais freqüente de câncer de boca é o carcinoma espinocelular, que é uma lesão agressiva, pouco conhecida pela população e, geralmente, seu diagnóstico é tardio. “No Brasil, o câncer da boca ocupa a 5ª posição entre os homens e a 9ª entre as mulheres. Seu aparecimento ocorre devido a vários fatores, principalmente à associação do fumo e do álcool, além da despreocupação das pessoas com os sintomas iniciais de uma possível doença”, explica Dr. Emil Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia.
Seja o primeiro a comentar