A ANTT autorizou em reunião de diretoria ontem (terça, dia 02/03) a operação do trecho São Simão (GO) a Estrela D’Oeste (SP) da Ferrovia Norte-Sul. O trecho de 172 km entrou em fase de testes no início de fevereiro e será o primeiro a ser inaugurado sob concessão da Malha Central da Rumo.
A inauguração está marcada para amanhã (quinta, dia 04/03) e deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além de representantes da Rumo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O encontro vai acontecer no terminal ferroviário de São Simão, construído pela Rumo em parceria com a Caramuru. O terminal de bandeira branca está localizado à beira da unidade da trading na cidade e tem capacidade instalada de 5 milhões de toneladas/ano.
De acordo com o voto do diretor relator da ANTT, Davi Barreto, o tráfego de trens no trecho será feito inicialmente “em regime especial, devendo ser cumpridas algumas restrições (como de velocidade) até que esteja em condições de tráfego em regime de operação normal”.
Pela linha entre São Simão eEstrela D’Oeste serão movimentados incialmente granéis agrícolas, que descerão ao Porto de Santos, através da Malha Paulista. Num segundo momento, dentro do prazo do primeiro semestre de 2021, a ferrovia deverá chegar em Rio Verde (GO), onde está sendo implementado um pátio multimodal pela Rumo.
Clique aqui para ler o voto do diretor relator Davi Barreto, que autorizou a operação do primeiro trecho da Ferrovia Norte-Sul, sob concessão da Rumo.
Que beleza hein! Essa Norte-Sul é uma história de mais de 3 décadas, de paralizações, desvios de recursos, corrupção, etc… Cada governo federal que passou pelo País desde o Sarney (s.m.j. o idealizador) corta mais recursos. Hoje a região do cerrado e do MATOPIBA podem abastecer os dois trechos, tanto o tramo norte (de Anápolis-GO) para o porto de Itaqui-MA, como o tramo Sul (Anápolis-GO a São Simão/Estrela do”Oeste-SP.), portos do sudeste/sul.
Grande momento para a logística nacional!!!!