CBN Curitiba – A chamada PEC da Ferroeste foi aprovada, nesta segunda-feira (12), em primeira discussão pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto, que promete dar agilidade à estruturação da nova ferrovia, harmoniza as constituições Estadual e Federal ao prever a autorização como forma de concessão de serviços públicos de transporte ferroviário e aquaviário para entes privados.
A Nova Ferroeste vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense. A estrada de ferro, com 1.285 km de extensão, deve começar a ser construída em 2022 e concluída em 2029.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O deputado Hussein Bakri, líder do Governo e presidente da Comissão Especial da Assembleia que analisou a proposta, diz que a exemplo da legislação de outros países, a mudança dará dinamismo à obra passando a permitir, por exemplo, que cooperativas possam construir ramais de ligação de suas fábricas ao novo traçado da ferrovia.
Bakri acredita que a PEC deve eliminar amarras burocráticas que retardam investimentos, sendo fundamental para o desenvolvimento do Paraná e, em especial, da região Oeste, fomentando a agropecuária.
Os investimentos privados da Nova Ferroeste somam R$ 25 bilhões. Será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres do Brasil, com capacidade para a movimentação de 26 milhões de toneladas no primeiro ano de funcionamento. Somado aos investimentos que estão sendo realizados no Porto de Paranaguá, o eixo irá potencializar a redução dos custos de exportação em 28%, refletindo na elevação da produtividade e competitividade do setor produtivo paranaense.
Fonte: https://cbncuritiba.com/aprova-pec-ferroeste/
Seja o primeiro a comentar